As traições são normalmente associadas a traições amorosas, mas essas não são as únicas possíveis dentro de um relacionamento. A traição financeira é outra possibilidade e é considerada por muitos como gravíssima. Ela consiste basicamente em esconder dinheiro do outro ou gastar fora do acordo que existe entra o casal. Se você acha que pode estar passando por isso, existem seis sinais para saber se o seu parceiro está te traindo financeiramente.
Como saber se seu parceiro está te traindo financeiramente
Acordos precisam ser cumpridos, ainda mais quando levam a objetivos a serem alcançados em conjunto. Se você acha que o dinheiro não está sobrando como deveria ou tem outra suspeita, lembre-se de prestar muita atenção e investigar direito antes de qualquer reação, pois uma falsa acusação pode levar ao fim do relacionamento.
1. Seu parceiro evita conversar sobre dinheiro
Quando o seu parceiro compra alguma coisa nova e você naturalmente pergunta quanto custou, ele dá uma resposta vaga e começa a falar sobre outro assunto. Esse é um sinal que há algo errado. O comportamento é um reflexo para evitar conflitos, mas sugere que a pessoa tem algum problema com gastos excessivos.
2. Você não sabe nada das finanças do casal
Não é incomum um parceiro ficar responsável pelas finanças do casal, mas se quem é responsável cria empecilhos, resiste que a outra parte participe e quer cada vez mais ter mais controle sobre o dinheiro, ligue o alerta vermelho. Essa atitude requer uma investigação mais profunda, pois pode ser um sinal de traição financeira.
3. Não há um orçamento definido
Nem sempre a traição financeira é intencional, ela pode acontecer sem querer. Isso acontece se você e seu parceiro nunca conversaram sobre dinheiro, por exemplo sobre quanto podem gastar ou o quanto devem guardar. Então, para evitar se sentir traída, estabeleça com o seu parceiro o orçamento de vocês e quanto cada um deve contribuir. O ideal é que esse valor seja proporcional ao salário.
4. Aumento de saques no caixa eletrônico
Nos tempos atuais é um pouco incomum sacar dinheiro, afinal praticamente todos os estabelecimentos aceitam cartão. Se você e seu parceiro possuem uma conta conjunta e no extrato você percebe que tem acontecido mais saques, pode ser uma traição financeira. Esse é o jeito mais comum, pois os saques não são bem observados no extrato e o dinheiro físico não deixa rastros.
5. Cartas e panfletos de bancos que não é correntista
Quando as pessoas abrem uma conta em um banco novo, eles costumeiramente enviam pelo correio cartões, propagandas, propostas, cheques e contas. Receber essas correspondências dos bancos indica que o seu parceiro abriu uma nova conta e se você não foi comunicado pode ser um sinal de que o seu parceiro está te traindo financeiramente.
6. Na declaração de imposto de renda há bancos e rendimentos que você não conhece
Se não é você que faz a declaração do imposto de renda e está suspeitando que seu parceiro está escondendo dinheiro de você, dê uma conferida na sua declaração. Nela pode conter entrada e saída de dinheiro que você desconhece. Essa é uma boa fonte de pesquisa, servindo para você poder ter uma conversa franca com o seu parceiro sobre a finança dos dois.
Veja também: dicas para economizar em casa
Aprenda mais sobre a saúde financeira do casal no vídeo: