Já parou para pensar por que o corpo fica tão lento quando você não dorme bem? Quem sofre com insônia sabe como é difícil se manter atento, disposto e concentrado durante o dia.
Isso acontece porque o sono tem a função de descansar e restaurar o organismo, logo, na ausência de uma boa noite de sono, o organismo vai ter o efeito contrário: muito cansaço e mais toxinas que prejudicam seu funcionamento.
Só que não é apenas isso que acontece com o corpo quando é privado do sono. De acordo com um estudo da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, o cérebro de uma pessoa que dorme pouco e mal vai se autodestruindo.
Quando uma pessoa dorme bem, todo o seu corpo passa por uma limpeza durante o sono, e isso inclui o cérebro que aproveita a pausa para eliminar células mortas e defeituosas.
Mas, se a pessoa não dorme bem, impedindo essa autolimpeza do cérebro, a célula responsável por essa faxina pode se confundir e começar a limpeza enquanto a pessoa está acordada. O problema é que, nesse caso, podem ser eliminadas células saudáveis.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores avaliaram as condições de sono de camundongos de laboratório e observaram seu cérebro através de exames de imagem.
Eles observaram que os ratos que dormiam bem tinham níveis normais de atividade de células cerebrais. Já os ratos que tinham sono interrompido sofriam com uma eliminação de células cerebrais acima do normal e em partes do cérebro que não devia acontecer essa eliminação.
Veja também: Hábitos que você precisa abandonar para dormir melhor