Quase todo mundo quer e precisa de um carro para poder se locomover no dia a dia. Mas, nem todo mundo que tem um carro entende sobre mecânica ou elétrica de veículos. É por isso que nos assustamos quando ouvimos o carro fazendo barulho estanho.
Em primeiro lugar, nem todo barulho estranho representa um problema. Então, acalme-se! No entanto, considere levar seu veículo para um profissional, que pode ser um mecânico de carros ou um eletricista de carros.
A questão aqui é saber identificar de onde pode estar vindo o barulho estranho para saber em qual profissional levar primeiro. É nisso que estamos ajudando você agora. Veja!
Veja também: Alinhamento e balanceamento de pneus: qual a diferença?
Carro fazendo barulho de zumbido
Enquanto dirige, você ouve um zumbido no carro? À medida que você acelera, o ruído fica mais alto – talvez soe como um avião decolando – mas depois de uma certa velocidade o volume é consistente. Quando você faz uma curva, o barulho fica mais alto; mas se você virar para o outro lado, ele desaparece.
O que pode significar: provavelmente é um ruído do rolamento da roda. Muitas vezes, é confundido com um ruído do motor e uma maneira de saber é observar o medidor de RPM. À medida que você acelera, os medidores de RPM e velocidade aumentam. Desça a uma velocidade definida, solte o pedal do acelerador e observe a queda do medidor de RPM. Se o barulho persistir, definitivamente não está vindo do motor.
O carro faz um barulho estridente e agudo
Você ouve um som agudo, ou talvez até mesmo o que soa como um pássaro cantando quando você liga o motor pela primeira vez?
O que pode significar: a correia serpentina do seu carro provavelmente está gasta ou rachada. Se você ouvir esse barulho apenas ao ligar o ar-condicionado, saberá que há algum problema com aquela correia.
Carro chia ao fazer uma curva
O que pode significar: você ouvirá um gemido agudo se o seu veículo tiver direção hidráulica e você “travar” o volante girando-o até o ponto em que ele não gira mais. Isso sobrecarrega a bomba da direção hidráulica e, se você mantiver essa posição por mais de alguns segundos, corre o risco de danificar a bomba.
Carro fazendo barulho de clique ao virar
Ao virar para um lado, você ouve um ruído de clique. É cíclico, então o ruído aumenta conforme as rodas andam mais rápido ou diminui se você reduz a velocidade durante a curva. O ruído não está necessariamente presente quando você vira para o outro lado.
O que isso pode significar: esse ruído provavelmente vem do eixo CV. Isso acontece quando a coifa do eixo CV está rasgada e vaza graxa. Sem graxa, os componentes ficam secos e começam a fazer barulho. Se não houver danos, seu técnico poderá reabastecer a graxa e substituir a coifa. Caso contrário, o eixo CV deve ser substituído.
O carro faz um barulho estrondoso
Em marcha lenta, você ouve um ruído estrondoso. Conforme você acelera, o barulho fica mais alto e logo você não consegue nem ouvir o rádio ou o passageiro falando.
O que isso pode significar: o sistema de escapamento do seu veículo é composto de várias peças conectadas, em vez de um tubo longo. Você pode ter um vazamento de escapamento em uma junta ou em um dos componentes do escapamento, como tubo flexível, ressonador ou silenciador. Dependendo de onde está vazando, o escapamento pode ser consertado. Se isso não for viável, você precisará substituir o componente com vazamento.
Veja também: Como as cores de carros afetam o risco de acidentes?