O Brasil é um país enorme, então, é claro que existem cidades de todos os tipos, inclusive, uma possível candidata a cidade mais segura do Brasil.
A cidade de que estamos falando é Ponto Belo, localizada ao Norte do Espírito Santo e onde residem apenas 6.497 habitantes.
Mas, não se engane ao pensar que é muito fácil evitar crimes só porque a cidade é pequena. Existem muitas outras com poucos habitantes que não conseguem evitar vários crimes.
Veja também: Você sabe quais são os 10 países mais pobres do mundo?
Em Ponto Belo, há mais de 6 anos nenhum homicídio é registrado na delegacia. O último registro ocorreu em março de 2017. Em 2023, foram registradas duas tentativas, mas as vítimas não morreram e os criminosos foram presos.
De acordo com o delegado Eduardo Mota, que é o titular daquela região, a fórmula para o sucesso está na participação ativa dos habitantes em denunciar tentativas de crimes e na agilidade da justiça local em fazer algo para evitá-los.
Agora você pode estar pensando: mas não é possível que não ocorram crimes em Ponto Belo. Verdade! Ocorrem sim, mas, em uma proporção bem pequena.
De acordo com o delegado, o que mais acontece é furto a propriedades e furto de gado, já que é uma cidade rural.
“Hoje a gente tem duas equipes que fazem policiamento nos distritos e visitas a propriedades rurais, também no período da noite e madrugada”, disse o comandante da 19ª Cia Independente da Polícia Militar, major Manoel Gambarti.
Além disso, existem alguns casos de tráfico de drogas, mas em menor escala e sem rixas entre facções.
Apesar de não ser perfeita, Ponto Belo parece um lugar bastante seguro para viver, e o delegado afirma que a ajuda dos moradores é essencial.
Ou seja, se estiver pensando em se mudar para lá, saiba que a cidade só irá continuar assim se você estiver disposto a ser um cidadão ativo também, ao invés de ficar alheio ao bom trabalho que todos fazem para evitar os crimes.
“O grande êxito dessa conquista está na integração entre as polícias e a prefeitura, e também na colaboração da população com informações”, destacou Eduardo.
Para dar um exemplo, o delegado contou, que há alguns meses, um traficante conhecido no Noroeste do Estado fugiu da cadeia de uma cidade próxima e se escondeu em Ponto Belo.
“Ele achou que ia durar muito na cidade. Queria tirar onda, publicava fotos com armas e drogas. Rapidinho recebemos denúncias e ele foi preso, não chegou a ficar nem três meses”, relembrou o oficial.
O major Manoel também dá os créditos ao poder público. “A PM tem uma sintonia muito grande com outros órgãos como a Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário. Isso permite que a gente faça ações com uma rapidez e continuidade boa”, ressaltou.
Esperamos que Ponto Belo continue assim, parecendo ser a cidade mais segura do Brasil, embora não tenha o título. E que sirva de inspiração para outras cidades e para as pessoas que podem e devem exercer sua cidadania para melhorar o lugar em que vivem.
Veja também: Cidades brasileiras que carregam lendas assombradas
Fonte: A Gazeta