Sentir um vazio interno é angustiante, pois é um sinal de que você está passando por uma transição na sua vida. Essa transição pode ser de vários tipos: de uma fase da vida para outra (adolescência para adulto ou adulto para idoso), mudança de uma casa, cidade ou país, a perda de um ente querido, um relacionamento ruim, a descoberta de uma doença.
Todas as transições trazem novidades que você ainda não sabe lidar, e trazem opções que você ainda não sabe escolher. Então, você fica meio perdida e tem essa sensação de vazio, que é normal. Mas, não quer dizer que seja agradável e fácil de lidar. Então, como se livrar da sensação de vazio?
Descubra a causa do vazio
Em primeiro lugar, enxergue essa sensação como uma oportunidade de autoconhecimento e evolução. Pare e reflita sobre quando você começou a sentir esse vazio e o que está acontecendo de diferente na sua vida. Pense no que está incomodando você, em qualquer uma das esferas da sua vida: pessoal, profissional, familiar, etc.
Dê atenção à causa do vazio
Depois de chegar à conclusão sobre o que está causando a sensação de vazio, você precisa dar atenção a essa causa para poder transformá-la em um aprendizado na sua vida e poder seguir em frente.
Nessa etapa, pode ser bem difícil conseguir lidar sozinho com o problema. Então, a dica é consultar um psicólogo que vai ajudá-la a compreender seus sentimentos, esclarecer a sua visão da sua própria vida e apontar os caminhos a seguir.
Não se culpe
Por mais que seja um sentimento importante para evitar cometer o mesmo erro duas vezes, muitas pessoas se agarram à culpa e nunca mais saem do lugar. Se você deixar, a culpa vai levá-lo a um estado deprimido de tal forma que você irá parar no tempo.
Não se culpe por pensar que poderia ter feito algo diferente. A vida é feita de erros e acertos, e essas lições são as mais valiosas. Se você errou e já sabe disso, ótimo. Agora siga em frente sem cometer o mesmo tipo de erro novamente.
Defina novos propósitos
Muitas vezes você se depara com uma fase de mudança na sua vida e percebe que não tem mais os mesmos propósitos que tinha. Pode ser que você já realizou o que pretendia e agora não sabe mais o que quer.
Ou, pode ser que você mudou e os planos de antes já não se encaixam nos seus objetivos de vida. Então, faça novos planos, trace novas metas e objetivos. A sensação de vazio será substituída por novos propósitos que você quer alcançar.
Repense seu estilo de vida
Mesmo livre da culpa e com novos propósitos, você pode continuar se sentindo infeliz, e aí o problema pode estar bem na sua frente. Você está tentando tapar o sol com uma peneira, achando que ignorar o problema vai fazê-lo ficar menor.
Talvez o que você precisa para se livrar do vazio é repensar seu estilo de vida. Você ama mesmo a pessoa que está do seu lado? Gosta do seu emprego? Está buscando seus sonhos de alguma forma? Gosta do lugar em que mora? Se sente bem com seus amigos?
Tudo o que não estiver do seu agrado, precisa ser mudado para melhor e só você é capaz de promover essa mudança. Quando você se cerca de coisas que lhe fazem bem, o vazio se preenche outra vez.