Quando uma senhora de 80 anos percebeu que o pessoal da prefeitura estava chegando com máquinas em sua rua, em Talcahuano, no Chile, para cortar um sobreiro com mais de 50 anos, ela não hesitou e logo saiu em defesa da árvore.
O sobreiro, também chamado de chaparro, é uma árvore nativa da Europa, da qual se extrai a cortiça, e embora não seja nativa dali, a idosa se recusou a deixar que retirassem uma das únicas árvores que ainda restava na rua depois de tantas obras de urbanização.
Os operários precisavam retirar o sobreiro para que a rua fosse pavimentada e ganhasse um visual mais moderno, mas isso não foi o bastante para que a idosa permitisse a morte da árvore que tinha tanta história.
Ao perceberem a movimentação, os vizinhos saíram à rua para ver o que estava acontecendo. Um deles começou a fotografar e publicou na internet as fotos da idosa ao lado da árvore, tentando convencer os operários de que seria um crime remover aquele sobreiro que está em risco de extinção.
Muitas pessoas passaram a apoiar a atitude da senhora, que conseguiu, ao menos por enquanto, que o sobreiro permanecesse no lugar onde está enraizado há mais de meio século, fornecendo sombra, oxigênio e beleza para a rua.