As sementeiras são como o berçário das plantas. Elas servem para que as sementes germinem e cresçam até o ponto de se tornarem mudinhas. Aí sim elas estarão prontas para serem plantadas em seu local definitivo, seja no quintal ou em um vaso.
Então, se você pretende ter uma horta em casa para colher suas próprias hortaliças, fazer uso de uma sementeira é uma boa ideia para garantir mudas mais fortes e um melhor resultado na sua colheita.
Veja também: como replantar alimentos já colhidos
Onde encontrar sementeiras?
As sementeiras são encontradas com facilidade nas lojas especializadas em agropecuária. Mas, se não puder ou quiser comprar, pode usar copinhos descartáveis de plástico ou de papel, também serve caixa de ovo, tubinhos de rolo de papel higiênico e as cascas de ovo são ótimas “camas” para as sementes brotarem.
Como fazer a semeadura
O primeiro passo para fazer as suas sementes virarem mudinhas é preparar a sementeira. Em cada alvéolo (buraquinhos da sementeira), coloque um pouco de substrato adequado para sementes. O vendedor poderá ajudar na escolha.
Depois, coloque 1 a 3 sementes em cada alvéolo, já com o substrato, sem que seja muito fundo. Não é recomendado colocar mais do que isso, pois assim todas conseguem se alimentar do substrato. Cubra as sementes levemente com um pouquinho de terra, sem apertar.
Depois, use um borrifador para pulverizar água sobre cada semente plantada. Não use regador, pois sai muita água por ele. Prefira um borrifador na função de pulverizar, que é aquele em que a água sai bem fininha e delicada.
Agora é aguardar e ir mantendo a terra úmida, não muito molhada, nem deixar seca. É importante regar as sementeiras 2 vezes ao dia no começo. Conforme os brotinhos forem aparecendo, pode regar 1 vez ao dia. Veja os cuidados com sol e com a chuva, a seguir.
Proteção das sementes contra sol e chuva
É importante que as sementes recebam um cuidado especial, pois elas são bebês frágeis. Então, é preciso mantê-las protegidas da chuva e do sol.
Depois que as suas sementes estiverem devidamente plantadas, mantenha-as protegidas da chuva em um local coberto ou cubra a sementeira com plástico-filme. Esse plástico também ajuda a aquecer a terra, estimulando ainda mais os brotinhos.
No caso do sol, compre uma tela com sombrite que ajuda a proteger do sol intenso e também da chuva, caso não tenha o plástico-filme.
O sol precisa ser dado aos poucos para suas mudas. Por isso, é importante que elas acostumem com um pouco de sol todos os dias antes de serem transplantadas para o seu local definitivo.
Se elas forem mantidas sempre na sombra enquanto estiverem na sementeira, e depois forem excessivamente expostas ao sol, as mudas poderão queimar e morrer.
Tempo de semeadura
O tempo que você precisa ir cuidando das suas sementes é de mais ou menos 4 semanas. É o tempo que elas levam para germinar.
Ser você perceber que mais de uma semente germinou no mesmo alvéolo, então deixe apenas o brotinho mais robusto e remova os outros dois, senão todos correm o risco de enfraquecer.
Quando perceber que as mudinhas estão com 10 a 12 centímetros de altura e algumas folhas, é hora de preparar o seu jardim ou vaso para fazer o transplante das mudas e deixá-las crescerem no local definitivo.
Estação e tipo de semente
Quanto à melhor estação do ano para plantar e o melhor tipo de semente, é preciso considerar como é o clima onde você mora e também qual é o clima ideal para o tipo de semente que deseja plantar.
Então, o melhor a fazer é comprar suas sementes em uma loja de confiança, que vai vender sementes de boa qualidade e dar as devidas orientações sobre as necessidades daquela planta.