A semaglutida é um medicamento antidiabético que está no mercado desde 2017. Apesar do seu uso principal para o tratamento de diabetes, ele está sendo utilizado para tratar obesidade, quando recomendado pelo médico.
Esse medicamento é classificado como uma substância que interage com o receptor GLP-1 e estimula sua ação. Ele é um equivalente sintético de um hormônio natural do corpo.
Quando é indicado para emagrecer?
O principal objetivo da semaglutida é tratar e aliviar os sintomas da diabetes tipo 2, junto com uma dieta equilibrada e a prática de atividades físicas regularmente.
Pode ser administrado de forma única ou em combinação com outros medicamentos, sempre com prescrição e acompanhamento médico. Com esses cuidados, é uma medicação segura.
Com a finalidade de ajudar no tratamento da obesidade e do sobrepeso, a semaglutida foi aprovada em junho de 2021, nos Estados Unidos, pela FDA – autoridade de vigilância sanitária do país.
Mas, para justificar seu uso no emagrecimento, o paciente deve ter obesidade ou sobrepeso associados a pressão alta, diabetes do tipo 2 ou colesterol alto. Além disso, o medicamento deve ser utilizado sempre em combinação a uma dieta de poucas calorias e à prática de exercícios físicos.
Como o medicamento funciona?
Por enquanto, no Brasil, a semaglutida só está disponível na versão injetável. Já existe em comprimido, mas só no exterior.
Ao ser administrada na forma de injeção, uma vez por semana, a semaglutida é liberada progressivamente na corrente sanguínea, é metabolizada por enzimas (peptidases) capazes de quebrar proteínas ou peptídeos e, depois, eliminada pela via renal, principalmente pela urina.
Enquanto está agindo no organismo, o medicamento atua como um estimulante dos receptores do GLP-1, um tipo de hormônio natural que tem ação direta sobre os níveis de glicose e o funcionamento de células do pâncreas.
Então, ao mesmo tempo, o medicamento estimula a produção de insulina, a redução do hormônio glucacon (contrário à insulina), retarda o esvaziamento do estômago (prolongando a sensação de saciedade) e atua em receptores do sistema nervoso central relacionados ao controle do apetite.
O tratamento começa com doses menores e pode ir aumentando, quando o médico recomendar, até chegar na dose ideal para cada paciente. Os primeiros resultados começam a aparecer, em média, uma semana após a administração da primeira dose.
Contraindicações da semaglutida
Apenas o médico pode recomendar o uso de semaglutida para um paciente, de acordo com as condições de saúde individuais. Mas, de modo geral, esse medicamento é contraindicado nos seguintes casos:
- Gravidez;
- Lactação (amamentação);
- Idade inferior a 18 anos;
- Problemas no fígado ou rins;
- Histórico de retinopatia;
- Problemas psiquiátricos;
- Diabetes do tipo 1;
- Cetoacidose diabética;
- Pancreatite;
- Histórico de câncer medular de tireoide (pessoal ou familiar).
Veja também: 5 erros de quem quer emagrecer: veja o que não fazer para ter sucesso na dieta