Embora o período de quarentena seja por um motivo bastante preocupante, é preciso também se dar conta de quantas coisas boas estão acontecendo ao mesmo tempo. Enquanto muitas pessoas ajudam umas às outras com ações cheias de solidariedade, a natureza também aproveita para se libertar longe dos humanos que estão em casa.
Um exemplo maravilhoso é o das 97 tartarugas-de-pente que nasceram em uma praia de Paulista (PE), no final de março, e caminharam para o mar sem precisar ter medo dos turistas.
O momento foi registrado pelos profissionais do Núcleo de Sustentabilidade Urbana de Paulista, que desde 2019 monitora as tartarugas. Mas estas são apenas algumas. No ano de 2020 foram 291 tartarugas que nasceram nas praias da cidade, sendo 204 tartarugas-de-pente e 87 tartarugas-verdes.
Antes da quarentena as pessoas já respeitavam esse momento mágico de saída dos bebês tartarugas do ninho rumo ao mar, mas desta vez foi tudo mais tranquilo para elas, que estavam sozinhas, no silêncio, apenas com a equipe de profissionais acompanhando tudo.
Veja também: abrigo de animais incentiva a adoção no período de quarenta