Tanto as bebidas alcoólicas quanto os alimentos açucarados desequilibram o funcionamento do organismo, gerando processos inflamatórios.
Quem tem o hábito de beber toda semana e comer doces todos os dias, com certeza vai se impressionar ao aceitar o desafio de eliminar esses dois ingredientes da dieta durante um mês. Veja o que acontece no corpo em um mês sem álcool e sem açúcar.
O corpo sem bebida alcoólica
Ao deixar de ingerir bebida alcoólica, o corpo para por uma readaptação e sente alívio por voltar a funcionar corretamente.
- Mas, é um desafio, pois geralmente a pessoa que abandona o álcool sente mais vontade de comer doces para suprir o açúcar das bebidas, especialmente dos destilados.
- Quem tem o hábito de beber para pegar no sono, vai perceber que o corpo não terá a mesma facilidade em “apagar”, no entanto, o sono será mais tranquilo sem o álcool.
- O fígado, que é um dos mais afetados pela bebida, começa a se curar das lesões causadas pelo álcool e a funcionar melhor.
- A pele fica mais lisa, pois a bebida afeta a circulação, fazendo faltar oxigênio para a pele, e aí surgem manchas e rugas. Sem a bebida, a pele vai se regenerando.
- O corpo desincha, as olheiras diminuem, a acne desaparece.
- Os dentes ficam mais fortes, pois o álcool prejudica a salivação, resultando na fraqueza do esmalte dos dentes e no surgimento de cáries.
- O paladar melhora, pois deixa de ser “adormecido” pelo álcool, da mesma forma que a bebida adormece outras áreas do corpo.
- A pressão arterial reduz, e assim é menor o risco de desenvolver hipertensão e problemas cardíacos.
O corpo sem açúcar
Grandes mudanças também ocorrem no corpo quando uma pessoa para de comer açúcares industrializados por um mês. Muitas das mudanças são semelhantes às que se tem eliminando o álcool da rotina.
- Os níveis de insulina no sangue diminuem e ficam mais equilibrados, pois não sofrem mais com o excesso dos doces, que viram insulina ao serem digeridos.
- No começo, o humor vai sofrer um desequilíbrio porque, na verdade, ele está se reequilibrando. Os doces liberavam muito mais dopamina – neurotransmissor do prazer, então agora o corpo sente falta e a pessoa fica mais irritada.
- O paladar vai se acostumando com sabores menos intensos, e isso é ótimo para descobrir sabores mais naturais com prazer.
- O sistema imunológico fica mais forte.
- A vontade louca por doces vai diminuindo a cada dia, pois um novo hábito está sendo criado no organismo.
- Há quem tenha dores de cabeça constantes e nem imagina que pode ser por excesso de açúcar no sangue.
- O sistema intestinal vai funcionar melhor, já que o excesso de açúcares causa um verdadeiro congestionamento no intestino.
- O peso tende a diminuir, principalmente se os doces forem substituídos por opções mais saudáveis.
O desafio que foi aceito
Em 2015, o desafio de passar 1 mês sem açúcar e sem álcool foi aceito pelo holandês Sacha Harland, que na época estava com 22 anos, e viralizou na internet. Sacha quis saber por quais tipos de mudanças o seu corpo seria capaz de passar sem esses dois ingredientes em seu dia a dia.
Ele se privou de álcool, açúcares e de qualquer “junk food”, ou seja, as comidas pré-prontas ou congeladas, repletas de calorias. Seu cardápio passou a ser baseado em saladas, frutas, alimentos não processados e sucos naturais (os sucos industrializados possuem adição de açúcar). Mas o que Sacha não sabia é que o desafio seria muito mais difícil do que ele imaginou.
Segundo ele, os primeiros dias foram insuportáveis: “Os primeiros 10 dias foram quase insuportáveis, pois além de sentir as mudanças no organismo, eu tinha dificuldade para organizar o cardápio. Mas depois eu fui me acostumando e tive surpresas agradáveis”, afirmou ele.
O benefícios da dieta
Os exames comprovaram que Sacha perdeu 4kg em um mês e teve uma redução de 8% no colesterol ruim. Além disso, sua pressão arterial diminuiu consideravelmente.
Ele garantiu que, ao fim do mês sem álcool e açúcar, já se sentia muito mais animado e com sua energia retomada.
A ideia do desafio
Na realidade, a experiência vivida do Sacha fez parte do documentário “Um cara abre mão de açúcar e álcool por 1 mês” da produtora holandesa LifeHunters que já foi assistido milhões de vezes no Youtube.
De acordo com o presidente do Colégio de Nutricionistas do Chile, Samuel Durán, nem todo mundo que fizer a dieta de Sacha conseguirá alcançar os mesmos resultados. “Isso vai depender da quantidade de álcool e açúcar que a pessoa consumia antes de começar. Uma pessoa que já tenha uma dieta saudável provavelmente não sentirá tantas mudanças”, alertou ele.
Veja também: Como fazer trocas saudáveis nas receitas para diminuir o açúcar