Entre os dias 31 de agosto e 1º de julho, diversos usuários do Facebook afirmaram ter uma pessoa chamada Selene Delgado López em sua lista de contatos, mas que não conheciam a pessoa e sequer haviam recebido um pedido de amizade para aceitarem ou recusarem.
O perfil dessa pessoa é configurado só para enviar mensagens, e por isso é apenas uma “ilusão” ter Selene Delgado López como um contato. Porém, para muitos, ela está lá, sem qualquer explicação.
O mesmo caso foi percebido também no México, de onde o jornal ABC falou mais a respeito. Parece que entre os anos 1990 e 2000 uma emissora de televisão divulgava os desaparecimentos de pessoas, que eram narrados com fichas informativas para agilizar a busca.
O nome de Selene Delgado López apareceu muito entre os comerciais naquela época. A história contada é de que a família de Selene estava há oito anos procurando seu paradeiro.
Com esses incessantes comerciais, o nome de Selene acabou virando um “fantasma social” no México, entre as pessoas de todas as idades, pois até mesmo nos desenhos animados de um determinado canal aparecia a legenda: “Pedimos sua ajuda para localizar tal pessoa…”
Porém, depois de algum tempo, os arquivos deixaram de ser divulgados e as pessoas nunca souberam se a tal Selene Delgado López tinha sido encontrada ou não.
Tempos depois, foi descoberto que os dados de Selene, divulgados pela emissora, eram falsos, inclusive a existência dessa pessoa e de seus familiares. Muitas pessoas acreditam que esse nome foi usado como um experimento social, e talvez esteja acontecendo o mesmo agora, no Facebook, mas ninguém sabe o motivo e nem como funciona.
Será que você tem esse contato na sua lista?
Para saber, acesse o item “Amigos” no seu perfil no Facebook, clique depois na opção “Todos os Amigos” e digite o nome Selene Delgado López na barra “Pesquisar amigos” para ver se esse perfil está adicionado. Se estiver, pode ir na opção “Desfazer amizade com Selene” e pronto.