É um erro que qualquer pai pode cometer no inverno. Colocar casacos muito grandes quando e colocar a criança no assento para carros. Mas esse erro pode ser muito perigoso.
É obrigatório transportar as crianças em cadeiras próprias para tal, para evitar ainda mais estragos no caso de uma batida. As crianças ainda são muito pequenas para que o cinto de segurança possa oferecer toda a proteção necessária. Logo, além de obrigatório, é essencial o uso de cadeirinha para transportar o pequenos até os 4 anos, e é necessário instalar mecanismos de proteção adequados para crianças até os 7 anos e com menos de 1,45 m de atura (os chamados boosters, que funcionam como uma acento elevado e, dessa forma, podem contar com a proteção do cinto de segurança).
Mas, como em todos o aparato de segurança: não basta apenas ter, é preciso instalar e usar corretamente. No caso das cadeiras, é preciso seguir rigorosamente o manual de instalação, para que a criança fique realmente segura no carro. E, quando se trata de criança, qualquer detalhe pode fazer toda a diferença.
Sue Auriemma, especialista em segurança das crianças em carros, investigou os perigos que a combinação “casacos muito pesados + assento infantil de carro” podem trazer à criança. O problema acontece porque quando a criança está com um casaco muito grande e fofo, próprio para aqueles dias mais frios, as tiras de segurança da cadeira podem parecer mais apertadas do que realmente estão. Logo, a criança não está realmente segura e, no caso de uma batida, a criança não terá quase nenhuma proteção.
Foi realizado um teste, na Universidade do Michigan, onde uma batida era simulado. Um boneco, com as medidas de uma criança de três anos, foi posto em uma cadeirinha com uma casaco bem grande e fofo. Os cintos foram apertados por cima do casaco. e, aparentemente, o boneco estava seguro. Porém, ao simular uma batida de, aproximadamente, 48 km/h, o boneco foi completamente lançado para frente, em direção aos vidros do carro.
Especialistas alertam: ao colocar as crianças na cadeirinha, tire casacos ou qualquer roupa que possa alterar a intensidade com que se vai apertar as travas de segurança. Coloque o casaco por cima do pequeno, para manter o pequeno aquecido, ou utilize um cobertor.
O alerta fica também para os adultos: se estiver com roupas muito pesadas, opte por colocar o cinto de segurança sem elas. A sua segurança agradece.
Compartilhe com quem tem filhos pequenos, para que todos fiquem cientes das medidas de segurança que precisam ser tomadas com crianças!
Fonte: http://gravidez.online/seguranca-cadeirinha-criancas/