segregos mousse perfeita
Crédito: Freepik

7 Segredos que vão fazer sua mousse ficar perfeita

Uma boa mousse deve ser leve, bem aerada (com furinhos) e firme. Veja o que faz diferença para ter esse resultado

Publicidade

A mousse é uma sobremesa muito popular em todo tipo de festa. Sua textura leve e aveludada, aerada e cremosa ao mesmo tempo, ganha o coração dos amantes de sobremesas.

Mas, apesar de ser simples de fazer, nem todo mundo acerta o ponto. Se a sua mousse não sai perfeita, essas dicas vão ajudar a transformar sua receita. Veja só e experimente.

1. Use gelatina só para mousses de recheios

Se você for fazer uma mousse como sobremesa para comer pura, não precisa usar gelatina. Esse ingrediente é usado para deixar a mousse com mais estrutura, mais consistência. É ideal para quando você quer fazer um recheio de mousse para bolos. A gelatina vai deixar a mousse maleável e estável ao mesmo tempo, e você deve usar em pequena quantidade.

2. Sempre use claras em neve

As claras em neve são o ingrediente principal da mousse, não importa o sabor. As claras devem ser batidas com açúcar até formarem picos firmes. A função delas é dar leveza à mousse, deixando a sobremesa bem aerada.

Publicidade

Veja também: Como fazer mousse de chocolate sem ovo

3. Cuidado ao misturar as claras em neve

Não basta só fazer as claras em neve e misturá-las com força, de qualquer jeito, na massa da mousse. Na hora de misturar, use uma espátula de silicone e vá misturando de baixo para cima, com muita delicadeza, pois precisa manter o máximo de ar dentro da massa. Do contrário, não fará muita diferença ter batido as claras.

4. Entenda a função dos laticínios

Usar laticínios na mousse é importante porque as proteínas desse ingrediente vão formar uma espécie de rede que vai segurar o ar dentro da massa quando o pH dela cai. Essa queda de pH acontece quando você faz uma mousse ácida, com frutas cítricas. Esse ácido vai coagular as proteínas do leite e manter as bolhas de ar que deixam a mousse aerada e leve.

5. Prefira chocolate em tablete

Você até pode fazer uma mousse de chocolate usando achocolatado ou chocolate em pó. Nesse caso, é bom usar gelatina para garantir uma estrutura melhor à sobremesa. O ideal é usar chocolate em tablete porque ele vai deixar a massa mais densa e estruturada, aí não precisa da gelatina.

6. Cuidado com as quantidades

A mousse não é o tipo de receita para ir mudando as quantidades sem prestar atenção. Qualquer ingrediente a mais ou a menos pode fazer tudo dar errado. Inclusive, respeite os tipos de ingredientes que estiverem recomendados na receita, como creme de leite de caixinha ou de lata (são diferentes), chocolate em pó ou em barra e o tipo do leite, que às vezes precisa ser integral.

Publicidade

7. Diferenças da mousse vegana

É possível fazer uma mousse vegana, consistente, leve e aerada. Mas, não vai ter a mesma estrutura, pois não tem a mesma quantidade de proteínas dos laticínios e dos ovos. A receita da mousse vegana, de maracujá, por exemplo, pode levar polpa de maracujá batida, aquafaba (água de grão-de-bico), creme de coco, açúcar refinado ou cristal, goma xantana e amido de milho.

Veja também: Receitas de mousse de maracujá

PODE GOSTAR TAMBÉM