Crédito: Freepik

7 Segredos na hora de marinar carne

A carne perfeita tem o tempero na medida e alguns ingredientes são essenciais para garantir maciez e suculência

Publicidade

Saber marinar carne é essencial para que ela fique com o sabor e até com a maciez que você deseja. É durante a marinada que os ingredientes do tempero se agregam à carne e conferem a personalidade do prato. Você sabe fazer uma boa marinada? Se sim ou não, vale a pena conferir essas dicas.

1. A carne precisa se manter hidratada

Ninguém gosta de comer carne seca e dura. Então, uma das funções da marinada é manter a hidratação da carne. É bem importante que a marinada seja uma salmoura, que é uma mistura de água com sal e açúcar.

A proporção é de 300ml de água + 20 gramas de sal + 10 gramas de açúcar para cada quilo de carne. Não se preocupe, não vai ficar doce e ainda vai ajudar a deixar a carne com uma cor mais apetitosa depois de pronta.

2. Use alguma gordura

O ingrediente gorduroso da sua marinada pode ser azeite, outro óleo vegetal, margarina, manteiga, banha de porco e até maionese. Se quiser uma carne suculenta, principalmente cortes com menos ou nada de gordura, precisa de um ingrediente oleoso. Se não quiser usar esses ingredientes, a suculência também pode ser garantida usando cerveja de qualquer tipo, até sem álcool.

Publicidade

3. Temperos

Pois bem, a sua marinada já tem salmoura e gordura para ficar macia, hidratada, suculenta e com uma cor apetitosa. Agora você precisa determinar os sabores, e isso se faz com ervas secas ou frescas, cebola, alho, pimenta, páprica, cominho, cúrcuma, mostarda, molho barbecue e o que mais você gostar.

Na hora de preparar o tempero, pense na intensidade do sabor da carne ao natural e nos acompanhamentos. Carnes leves, temperos leves. Carnes pesadas, temperos intensos. Equilibre com a intensidade de sabor do que for servir para acompanhar.

Veja também: Sugestões de tempero caseiro para carnes

4. Ingrediente ácido

O ingrediente ácido pode ser limão, vinagre ou vinho. Ele serve para amaciar as fibras da carne. Mas, se você usar em quantidade exagerada ou deixar marinar por tempo demais, a carne vai ficar dura e ressecada. A proporção é mínima, 1% do volume da carne.

5. O tempo certo

Quanto mais fino e menor for o corte de carne, menos tempo ele precisa ficar marinando, pois vai absorver os ingredientes mais rápido. Se você for marinar bifes de até 2 dedos de espessura, por exemplo, 2 horas são suficientes. Mas, para carnes grandes, grossas e inteiras, pode ser necessário ficar até 12 horas marinando.

Publicidade

6. Imersão

A mistura da marinada deve cobrir toda a peça de carne. Você pode colocar tudo dentro de um saco plástico para facilitar. Se a carne for grande, pode ir virando-a, conforme o passar das horas, para que o líquido penetre em todas as partes.

7. Congelar só depois da marinada pronta

Se você quiser congelar a carne temperada, primeiro deixe marinar na geladeira pelo tempo necessário. Depois escorra bem, separe por porções e armazene para congelar, sem excesso de tempero.

Veja também: Acompanhamentos para carne assada

PODE GOSTAR TAMBÉM