O passar dos anos muda a aparência de todas as pessoas, e não vale a pena querer lutar contra o que é natural. Mas, isso não significa que o visual precisa ficar desleixado, afinal, se cuidar também tem a ver com preservar a boa saúde. Então, se você ainda não fez ou acabou de fazer 30 anos, veja esses segredos de beleza que pode começar a incluir a partir de agora na sua rotina, prevenindo o envelhecimento precoce e problemas de pele e cabelo.
1. Use protetor solar
Essa é a primeira dica porque é uma das mais importantes na opinião dos dermatologistas. Escolha um FPS 30, no mínimo, para usar todos os dias, mesmo quando estiver nublado, pois essa é a melhor maneira de proteger a pele dos raios UV que provocam o envelhecimento precoce e aumentam o risco de câncer de pele.
2. Use protetor térmico no cabelo
Assim como a sua pele precisa de proteção contra os raios do sol, seu cabelo precisa ser protegido dessa e de outras fontes de calor, como chapinha, babyliss e secador. Do contrário, os fios ressecam, perdem nutrientes, ficam opacos e quebradiços. Se você faz uso frequente desses aparelhos, comece a usar uma camada de protetor térmico no cabelo antes de expor os fios ao calor.
3. Cuide da pele do corpo inteiro
Mesmo que o rosto seja a parte do corpo mais visível no dia a dia, especialmente nos meses de frio, não significa que a pele do restante do corpo possa ficar sem cuidados. Passar um bom creme hidratante todos os dias depois do banho é essencial para manter a pele lisinha, bonita e jovial. O ideal é escolher um tipo de creme para cada parte do corpo, como para o rosto, as mãos, os pés e o restante da pele.
4. Use um produto anti-idade próprio para sua idade e tipo de pele
Se você quer começar a usar um creme anti-idade desde já para prevenir o envelhecimento precoce, ótimo. Mas faça isso d jeito certo para que seja eficaz. Consulte um dermatologista para que ele recomende o produto que seja adequado para o seu tipo de pele e para a sua idade.
5. Faça esfoliação na pele
Quando você faz uma esfoliação na sua pele, do corpo todo, está ajudando as células a se renovarem e as mortas a serem eliminadas. A esfoliação não deve ser feita com muita frequência porque a pele fica sensível. Além disso, escolha produtos suaves para não machucar.
Veja dicas de esfoliação caseira para rosto, corpo, pés e cabelos.
6. Não esfregue os cabelos com a toalha de banho
Esse é um hábito que faz parte da rotina de muitas mulheres. É tão automático sair do banho e esfregar em os cabelos com a toalha para retirar o excesso de água, que você nem percebe o mal que está fazendo. Se fizer isso, vai danificar os fios e deixá-los com mais frizz. Use a toalha apenas para apertar o cabelo, sem esfregar.
7. Evite mexer nas suas espinhas
Ninguém gosta de espinhas, especialmente no rosto. Mas, pense duas vezes antes de mexer nelas, pois se deixar alguma cicatriz, ela pode ficar cada vez mais aparente com o passar dos anos.
8. Durma bem
Dormir é necessário. Uma pessoa que não tem boas noites de sono reparador fica com problemas em diversas esferas da vida. A falta de sono desregula todo o organismo, mexe com o humor, a aparência e a disposição para viver bem. Dormir mal é prejudicar sua qualidade de vida e desenvolver o envelhecimento precoce.
9. Não fume
Já passou o tempo em que fumar essa símbolo de elegância. Hoje em dia já se sabe que o cigarro é 100% prejudicial à saúde, inclusive à aparência da sua pele que fica ressecada e com rugas muito antes do que o normal. Abandone esse vício enquanto há tempo de prevenir danos graves.
10. Beba água
Beba pelo menos 2 litros de água ao longo do dia, todos os dias. O corpo precisa de água pura para se renovar e manter os sistemas em bom funcionamento. Se você bebe pouca água, seu corpo resseca, e isso se reflete na sua aparência que fica cansada e envelhecida. Comece a beber mais água agora mesmo.
11. Movimente seu corpo
Praticar alguma atividade física pelo menos 3 vezes por semana é essencial. São tantas as opções de exercícios que com certeza tem algum do seu gosto e que se encaixa na sua rotina, desde os mais agitados, como a dança, até os mais lentos, como a yoga. Só não pode ficar sedentária e começar a sofrer com problemas na circulação e nas articulações.
Quanto antes começar com todos esses cuidados, melhor será a sua qualidade de vida depois dos 50 anos. Pense na pessoa que você deseja ser no futuro, pois ela precisa começar a ser construída no presente.