Segredos da artrite reumatoide

No caso de você ou um ente querido seu sofrerem de artrite reumatoide, saberá, sem dúvida, que essa é uma doença autoimune.

Publicidade

Isso quer dizer que o sistema imunológico ataca, por engano, as suas próprias células (neste caso as células que compõem as articulações), pensando que elas se tratam de um organismo invasor. Em um esforço para proteger o organismo, o sistema imunológico acaba se combatendo a si próprio, provocando infeções e dores crônicas.

O método mais comum para tratar ou aliviar os sintomas da artrite reumatoide é a utilização de Prednisona, uma substância que serve para contrariar o sistema imunológico. Embora, a curto prazo, esta substância diminua drasticamente as dores, quem é que deseja suprimir o seu sistema imunológico para sempre? E isso vai corrigir todos os problemas? A resposta é: não. Essa forma de tratamento funciona apenas como uma hipótese de recurso, que acarreta efeitos secundários desnecessários. Uma alternativa mais eficaz e que não acarreta efeitos secundários seria o consumo de suplementos ricos em Curcumina, MSM e Sulfato de Glucosamina.

A chave para o tratamento definitivo da artrite reumatoide passa por entender o que faz o nosso organismo se virar contra si mesmo. Felizmente, hoje em dia já existe muita informação acerca dos distúrbios autoimunes e da síndrome do intestino permeável.

A síndrome do intestino permeável é uma condição em que o nosso organismo desenvolve buracos no sistema digestivo. Normalmente, as células que compõem o nosso trato intestinal estão muito próximas umas das outras, utilizando junções muito apertadas. No entanto, fatores como uma má alimentação podem fazer com que essas junções se soltem, permitindo que bactérias e toxinas atravessem o intestino para a nossa corrente sanguínea. Quando algumas dessas toxinas, que anteriormente não eram vistas como inimigo, se soltam, o organismo vê elas como invasores externos e forma anticorpos que as combatam.

Publicidade

Estes fatos são surpreendentes e revolucionários, pois antigamente não era conhecida a causa para esta condição/ desordem do sistema imunológico. Até hoje, os médicos diziam aos pacientes para, simplesmente, diminuir as capacidades do seu sistema imunológico, como uma forma de evitar as dores. Atualmente, com o conhecimento desse fato, nós agora sabemos que a primeira coisa que devemos fazer, quando sofremos desse problema, é tratar o problema dos intestinos.

De seguida, confira algumas dicas eficazes contra esse problema.

  1. Adote uma dieta equilibrada, variada e multidisciplinar;
  2. Consulte um nutricionista para determinar quais são as suas intolerâncias alimentares ou quais são os alimentos capazes de prejudicar o seu organismo. Reduza esses alimentos da sua alimentação diária;
  3. Tome 5000 mg de L-glutamina diariamente;
  4. Tome uma grande quantidade de probiótico, no sentido de elevar os níveis de bactérias saudáveis e eliminar as bactérias prejudiciais ao seu organismo;
  5. Consuma diariamente gorduras saudáveis para ajudar o seu intestino (por exemplo peixe);
  6. Regule o ácido contido no seu estômago.

Não se esqueça que deve sempre consultar um médico especialista, de forma a que os tratamentos se adequam à sua situação e para que sejam feitos os exames necessários para o diagnóstico da doença.

PODE GOSTAR TAMBÉM