Reza a lenda que, no século XII, a Rainha Isabel da Hungria (1305-1385) queixava-se muito de dores reumáticas. Portanto, os farmacêuticos da época desenvolveram um tônico feito de alecrim e álcool para tentar amenizar as dores sofridas por ela.
Embora existam muitas dúvidas sobre a receita original, bem como sobre para quem ela foi originalmente feita, essa mistura foi sendo passada de geração para geração e se mantém conhecida até hoje. Originalmente, a receita conta apenas com álcool e alecrim mas, com o passar do tempo, outras ervas e cítricos foram acrescentados a ela. Independente de onde veio ou para quem foi feita, essa mistura é considera uma das precursoras do que hoje conhecemos como colônia!
Água da Hungria – o tônico da juventude
Ainda segundo a lenda, o tônico desenvolvido para curar as dores reumáticas da Rainha Isabel funcionou, ela livrou-se das dores e começou a perceber que a mistura, além de tratar os problemas reumáticos, também era poderoso para manter a sua jovialidade. Ano após ano a rainha não envelhecia, pelo contrário, aparentava estar cada vez mais jovem. Então, todas as senhoras da realeza começaram a tomar também o tal tônico que ficou conhecido como a Água da Rainha da Hungria e, posteriormente, como Água da Hungria.
O tônico composto por álcool, alecrim e outras ervas aromáticos era poderoso para eliminar rugas, manter o frescor da pele, combater o envelhecimento precoce e prevenir o aparecimento de diversas doenças. Para utilizá-lo, basta inalar seu cheiro ou passá-lo na pele, como uma colônia, que tem um cheiro fresco e agradável.
Além de garantir a juventude, o tônico era considerado um poderoso remédio natural graças às propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórios do alecrim.
Curiosidade: algumas versões dessa história contam que a Rainha Isabel, bela e jovem, foi pedida em casamento pelo rei da Polônia diversas vezes, mas ela sempre recusou dizendo que deveria permanecer casta por amor a Deus, pois ela acreditava que foi obra dele mandar aquele tônico maravilhoso que a livrou das dores e a manteve sempre bela.
Como fazer o tônico da juventude da Rainha da Hungria
Existem linhas de cosmético que vendem a Água da Hungria, mas você pode fazer o seu próprio em casa. É preciso, no entanto, seguir as medidas exatas da receita, além de comprar os ingredientes em uma loja de produtos natural confiável:
- Alecrim fresco: 336 g
- Álcool puro: 0,437 l
- Erva cidreira: 28 g
- Hortelã: 28 g
- Casca de laranja: 28 g
- Casca de limão: 28 g
- Água de rosas: 0,437 l
Como preparar:
1. Em um frasco de vidro coloque todos os ingredientes e deixe em infusão durante 4 semanas;
2. Agite o frasco diariamente para liberar as propriedades dos ingredientes;
3. Depois deste período, coe e coloque um vidro escuro guardado ao abrigo da luz.
Importante: essa dica não deve substituir uma consulta ao médico!