Quando chega a época de chuva dá até um desânimo na hora de lavar e passar as roupas. Se você não tem uma secadora, já sabe que vai passar mais trabalho porque as roupas levam bem mais tempo para secar. Mas para tudo tem solução. Veja algumas boas dicas para secar e passar roupas em dia de chuva.
1. Selecione melhor as peças que vai lavar
Quando precisa lavar roupa em uma semana chuvosa, a seleção das peças deve ter um cuidado especial. Separe as roupas em dois grupos: as que são usadas todos os dias e as que são usadas com menos frequência.
O mais importante é ter as roupas do dia a dia limpas e secas, como uniformes, que não pode deixar de usar. Já as peças que não são usadas diariamente podem esperar até que o tempo melhore.
O mesmo vale para peças muito grossas que vão levar muito mais tempo para secar e ocupam mais espaço na máquina. Se puder deixá-las para depois, essa é a melhor opção.
2. Lave só o tanto que cabe no varal
Se tem muita roupa necessária para o dia a dia, fica difícil escolher só algumas. Mas não adianta lavar mais peças do que o seu varal consegue suportar, pois não terá onde deixá-las para secar. Se for o caso, é melhor investir em mais um varal de piso para dar conta do recado.
3. Não sobreponha as peças no varal
Essa dica é uma continuação da dica anterior. Não pense em lavar mais roupa do que cabe no varal, achando que é só colocar uma por cima da outra ou deixar algumas dobradas. Se fizer isso, as peças vão levar dias para secar. Cada peça deve ser colocada bem esticadinha no varal, sem nenhuma peça por cima, pois assim passa mais vento entre elas, e a secagem é mais rápida.
4. Tenha um varal de piso
Se o seu varal é fixo na parede, lá na rua ou na lavanderia, invista em um varal de piso que você consiga transportar de um cômodo para o outro. Assim, nos dias de chuva, você pode levar o varal de piso para a área mais arejada da casa, facilitando a secagem das roupas. Além do mais, é um varal extra para poder lavar mais roupa de uma vez.
5. Use um ventilador
Essa é uma dica para quem mora em apartamento e não tem como deixar o varal pegando vento em uma janela aberta. Mas, cuidado: deixe o varal em um cômodo menos usado, pois não faz bem à saúde ficar respirando a água que evapora das roupas.
Coloque o seu varal em um cômodo fechado e ligue um ventilador pertinho das roupas. Deixe por algum tempo, pois o vento do ventilador vai ajudar a evaporar a água das peças. Depois abra o cômodo para arejar, pois vai ficar úmido.
6. Não passe roupas úmidas
Se você tem o hábito ou precisa passar as roupas, é importante que elas estejam bem secas na hora de passar, ou poderá estragar o tecido. Além do mais, passar roupas úmidas faz com que elas fiquem com cheiro ruim. Se for o caso de camisas sociais, por exemplo, já estenda-as no varal penduradas no cabide, bem lisinhas, para nem precisar passar.
7. Não umedeça as roupas para passar
Quando o clima está úmido, não tem necessidade de borrifar produtos na roupa antes de passar o ferro. Esse truque é bom no clima seco, mas nesse caso da umidade só vai servir para dificultar e deixar a peça úmida.