Problemas nos cabelos e no couro cabeludo são realmente incômodos. Além de causarem coceira e irritação na pele, ainda afetam a aparência, deixando os cabelos com aspecto sujo e fraco. Entre esses problemas está a seborreia.
Já ouviu falar? Ela é uma irmã da caspa, mas que tem uma causa principal diferente. Veja o que faz a seborreia acontecer e como é possível tratar.
O que é seborreia?
A dermatite seborreica, que é popularmente conhecia como seborreia, não é um tipo de micose, não é transmissível e nem é causada por falta de higiene.
Ela ocorre em pessoas que têm uma predisposição genética a aumentar a oleosidade da pele. Mas então, existem fungos que se alimentam desse excesso de oleosidade, dando origem às lesões (manchas avermelhadas e escamosas) da seborreia.
Pelo fato de ser uma predisposição genética, a dermatite seborreica é uma condição crônica, ou seja, não tem cura, apenas tratamento para controle que deve ser levado ao longo da vida.
Por que aparece a seborreia?
Como a seborreia tem a mesma causa da caspa, que é a oleosidade, apesar da predisposição genética, ela pode ser desencadeada pelos mesmos fatores, que são:
Tratamentos para seborreia
Considerando as causas da seborreia e o fato de não ter cura, o tratamento é para o controle da oleosidade da pele do corpo todo, incluindo do couro cabeludo. Neste aspecto, os cuidados são:
- Lavar os cabelos com frequência, evitando excesso de produtos e água quente;
- Ter uma alimentação saudável, evitando alimentos oleosos;
- Fazer uma limpeza na pele todos os dias antes de dormir;
- Evitar bonés e chapéus;
- Usar xampu anticaspa pelo menos três vezes por semana;
- Não usar cremes ou outros modeladores perto da raiz dos cabelos;
- Usar sabonete para controle de oleosidade na pele do rosto;
- Manter visitas regulares ao dermatologista para auxiliar no controle da seborreia.
Diferença entre caspa e seborreia
A seborreia é considerada um tipo mais grave de caspa e acontece quando há um desequilíbrio da oleosidade do corpo, o que é uma predisposição genética.
Enquanto a caspa solta pequenos folículos de pele morta do couro cabeludo e tem cura, a seborreia solta pedaços maiores de pele por causa do excesso de oleosidade.
Como existem fungos na pele que vão se alimentar dessa oleosidade, eles causam manchas avermelhadas que coçam e podem aparecer também em outras partes de corpo que são mais oleosas.
Dica: Tratamento natural para seborreia
Além de todos os cuidados recomendados acima, quando consultar seu dermatologista, pergunte se você pode aplicar o tratamento caseiro com ingredientes adstringentes, antifúngicos e anti-inflamatórios, junto com o que ele recomendar. Veja a receita:
As dicas deste artigo não substituem uma consulta ao médico. Se tiver algum sintoma de seborreia, procurar seu médico deve ser a primeira atitude a tomar.
Para obter os efeitos desejados, mantenha uma vida saudável, se alimentando bem, tendo boas noites de sono e praticando exercícios físicos regularmente.