Menu

Sardas: o que são, como ter e como tirar

Alguns sonham em tê-las, enquanto outros em tirá-las. Saiba mais sobre essas marcas na pele

Crédito: Unsplash

Publicidade

As sardas são aquelas pintinhas muito charmosas no rosto ou no corpo, que muita gente ama. Quem não tem, muitas vezes sonham em ter. Já quem tem, muitas vezes sonham em se livrar. Saiba mais sobre essas marcas.

O que são sardas

Elas são mais comuns de aparecer em pessoas ruivas e em pessoas com a pele clara, mas também podem aparecer em outras tonalidades. Elas são manchinhas marrons ou castanhas que aparecem no rosto, ombro, costas e braços.

Podem acontecer por meio da genética ou por exposição solar, quando há um aumento de melanina na pele de forma desigual. Elas não são doenças e são totalmente seguras à saúde.

Tipos

Crédito: Pxhere

Muitas pessoas acreditam que elas são todas iguais, mas podem ser de diferentes formatos e apresentam individualidades. As mais claras e amarronzadas são os tipos mais comuns encontrados nas pessoas.

Publicidade

As claras podem aparecer em qualquer lugar do corpo, não precisando ser necessária a exposição ao sol para que elas surjam. Já as amarronzadas aparecem nas partes do corpo que são comumente expostas ao sol e tendem a diminuir quando o bronzeado se desfaz.

Por que surgem

As pintinhas não costumam aparecer durante os primeiros anos de vida, já que as pessoas não nascem com elas. O principal estimulante para o seu surgimento é o sol, mas existem diversos outros fatores que também colaboram, como a predisposição genética. Resumidamente, o que as causa é o aumento na produção de melanina na pele.

Como ter

Se o seu sonho é ter sardinhas, saiba que é impossível desenvolvê-las, já que elas são condições da pele e da genética. Por outro lado, existem formas de você criá-las artificialmente, com o uso da henna, por exemplo. O produto que dura alguns dias.

Para os mais radicais que desejam fazê-las de forma permanente, existe a possibilidade de fazer tatuagens definitivas.Também é possível usar maquiagem, fazendo as pintinhas com pincéis finos ou ponta de grampo:

Publicidade

Como tirar

Por mais que sejam benignas e não façam mal a quem tem, muitas pessoas querem tirá-las por questões estéticas. Existem tratamentos oferecidos por médicos dermatologistas que podem diminuir e até eliminá-las. Alguns destes tratamentos são menos invasivos, como o uso de creme clareadores ou retinol, que diminuem a intensidade da cor das pintinhas.

Alguns dos tratamentos de remoção das sardas são o peeling químico, o laser e a criocirurgia. Consulte um médico para saber das opções mais adequadas e quais valem a pena.

Leave a Reply

Sair da versão mobile