O saponáceo é um produto de limpeza feito a partir do sabão, porém, muito mais potente. Serve para, praticamente, todo tipo de limpeza doméstica e é especialmente recomendado para limpezas pesadas.
Ele é vendido na forma de creme e em pó. Existem as duas opções porque cada uma oferece usos específicos mais eficientes, embora possam ser usados para as mesmas coisas.
Aproveite e veja: Maus hábitos de limpeza que fazemos e não percebemos
Qual a diferença de saponáceo cremoso e em pó?
O tipo de saponáceo cremoso já vem pronto para uso. É só aplicar num pano ou esponja e passar na superfície que deseja limpar. Já o tipo em pó precisa ser diluído em um pouquinho de água para ser usado.
Como o tipo em pó é granulado e químico, é melhor evitar aplicá-lo em superfícies sensíveis a riscos, como vidros. Para isso, prefira a versão cremosa, que não vai danificar as superfícies. No mais, os dois tipos são iguais.
Para o que serve saponáceo cremoso?
Esse saponáceo, por ser um líquido cremoso, é ideal para limpeza de superfícies mais sensíveis, como vidros e cristais, ariar panelas, peças de inox, limpar eletrodomésticos e azulejos. Se estiver lidando com uma mancha difícil, pode usar o produto puro direto na superfície. Se for para uma limpeza leve, pode diluir em água para economizar produto.
Use borrifador para não desperdiçar produto de limpeza
Para o que serve saponáceo em pó?
Se você precisa de um produto poderoso para remover manchas difíceis de superfícies mais rústicas, o saponáceo em pó é a melhor escolha. Ele pode ser usado para remover limo de áreas úmidas, higienizando, desinfetando e removendo manchas. Sempre precisa ser diluído em água para ativar o seu efeito limpador.
Cuidados ao usar saponáceo na limpeza
Por mais que seja um produto versátil, potente e fácil de usar, o saponáceo exige alguns cuidados.
Primeiro, sempre use luvas de borracha antes de lidar com o produto, pois pode machucar as mãos ou causar alergia na pele sensível.
Outro cuidado bem importante é não usar esse produto em superfícies porosas, como as pedras – mármore, granito, porcelanato ou pedra sabão -, porque o produto pode penetrar e corroer a superfície.
Aproveite e veja: Erros na hora de limpar porcelanato
Por fim, não misture esse produto com outros produtos de limpeza, pois seu efeito pode ser cortado. Cuidado especialmente para nunca misturar com água sanitária.
Veja também: Pode misturar vinagre com água sanitária? +7 produtos que não podem ser misturados