Menu

8 Sapatos que prejudicam a sua saúde

Os problemas vão muito além de uma unha encravada ou inchaço de final de dia

Crédito: Freepik

Publicidade

Certamente você tem aqueles pares de sapatos escolhidos para os dias em que seus pés querem folga. Mas sabia que muitos deles podem prejudicar sua saúde? Conheça os modelos que podem trazer problemas de saúde seríssimos e você não imaginava.

8 Sapatos que prejudicam a saúde

Essa é uma lista que provavelmente vai doer em muitos corações. Isso porque muitos desses modelos são os queridinhos da mulherada. Outros são escolhidos exatamente para serem confortáveis e seguros! Veja então quais são os tipos de sapatos menos recomendados para usar no dia a dia, por um longo período de tempo.

Rasteirinhas

Crédito: Reprodução Instagram

Essa não é novidade para muitas pessoas. Quem já tentou passar mais de um dia usando rasteirinhas sabe que elas são um problemas. A curto prazo, elas podem causar calos e ferimentos, porém o grande problema é a longo prazo. Além de não absorver o impacto, elas podem causar fascite plantar.

Chinelos

Crédito: Reprodução Instagram

Quase que uma figura obrigatória em todas as sapateiras, o chinelo pode ser um grande problema. Se utilizado todos os dias, pode causar diversas inflamações nos pés, como nos tendões fibulares. Além disso, pode causar dores na base dos pés, seja na planta ou nos calcanhares.

Publicidade

Sandálias abertas

Crédito: Reprodução Instagram

Sabe aquelas sandálias que têm a base e tiras de couro? São as famosas sandálias europeias, normalmente com sola de cortiça. Elas são bem confortáveis para usar em casa, por um curto período de tempo. Porém, elas aumentam a pressão nos tornozelos, além do joelho e quadril.

Plataformas

Crédito: Reprodução Instagram

Há quem diga que é um saltinho disfarçado, já que reduz o grau em que o pé se sacrifica, sem retirar a altura. Porém, as coisas não são assim tão simples, pois há outros problemas na sua utilização. A absorção do impacto é praticamente nenhuma, forçando assim os joelhos e quadril.

Alpargatas

Crédito: Reprodução Instagram

Elas já foram tendência no Brasil na década de 80 e 90, estando mais limitadas a um público fechado hoje. Parecem ser absurdamente confortáveis, mas as alpargatas não podem ser utilizadas em excesso. Isso porque elas não oferecem um bom suporte para os pés, sendo planas, refletindo também nos joelhos.

Saltos

Crédito: Reprodução Instagram

Que os saltos não fazem bem não é uma novidade para ninguém. Mas você sabia que isso acontece a partir dos 3 cm? Não são somente os saltos altíssimos, mas também os discretos que podem prejudicar. Eles podem causar torções e dor nas pernas e costas.

Publicidade

Sneakers

Crédito: Reprodução Instagram

Modinha entre a turma mais jovem, eles são um misto de tênis com sapatilha. Têm o solado macio e flexível e podem, inclusive, não ter a parte do calcanhar. Também podem causar fascite, tendinite, dores nos pés e tensão. Ao final de um dia de uso intenso, você vai perceber que pode não ter sido uma boa escolha.

Stiletto

Crédito: Reprodução Instagram

Apesar de já se ter falado sobre os saltos, o stiletto merece uma menção especial. Conhecido também como salto agulha, ele pode ser terrível para a sua saúde. Imagine, todo o peso do seu corpo, apoiado apenas na parte frontal do seu pé! Ele modifica sua postura, inclinando a bacia e gerando sérios problemas de coluna a médio prazo.

A melhor opção para quem precisa usar sapato por longo período, seja em pé, parado, ou andando, ainda é o tênis. Ele oferece proteção contra o impacto, protegendo suas articulações. Além disso, é ergonomicamente desenhado para se adaptar às curvaturas dos seus pés. Lembre apenas de escolher um de boa qualidade e adaptado ao seu tipo de pé.

Publicidade
Sair da versão mobile