As escolhas de calçados hoje podem afetar seus pés no futuro. Ortopedistas apontam que 60% das mulheres escolhem calçados que prejudicam seus pés. Entre eles estão chinelos, sandálias e sapatos com salto. E o salto é o principal vilão. Ele é responsável por dores nos dedos, no calcanhar, na sola e pode causar problemas na coluna.
Além desse tipo de complicação, há outras questões. O uso contínuo de sapatos fechados ou do mesmo calçado pode causar doenças. Chulé e micose são as mais comuns. Elas aparecem quando há um ambiente favorável a micróbios, bactérias e fungos. Além de ser algo socialmente ruim, é um problema de saúde.
Escolha o calçado certo
Quanto aos problemas ortopédicos, o segredo é não escolher sapatos por beleza. As mulheres são as que mais sofrem nessa questão. Tanto os saltos quanto as sapatilhas sobrecarregam as articulações dos joelhos e da lombar. Isso pode provocar tanto hérnia de disco quanto artrose no futuro. Confira abaixo algumas dicas na hora de escolher seus calçados.
1. Se estiver grávida, compre um número a mais do calçado
Os músculos relaxam e dão a sensação de que o pé cresceu. Além disso, com a idade os pés se alargam.
2. Compre seus sapatos ao final dos dias
Os pés estão mais inchados nesse período. Além disso, experimente os calçados sempre em pé.
3. Alterne seus calçados
Não use sempre os mesmos, pois eles podem se deformar e deformar seus pés.
4. Prefira os saltos mais baixos e grossos
E deixe-os para momentos como festas e comemorações. No dia a dia, evite usar saltos.
5. Sapatos de bico fino aumentam a chance de unha encravada
Prefira aqueles que deixam espaço para os dedos.
6. Tenha cuidado ao usar sapatilhas baixas
Elas devem ser acolchoadas, ou seus calcanhares vão se machucar.
Cuidado com o chulé e a micose
Ao falar do chulé e da micose, o grande erro é usar sapatos muito apertados e fechados. Além disso, não alternar os calçados ao longo dos dias também é errado. Um calçado suado e sem arejar é o ambiente perfeito para surgirem fungos, bactérias e micróbios. O que muitas pessoas não sabem é que a micose ainda pode surgir na virilha, principalmente em homens.
Além da higiene nos pés, eles precisam relaxar e arejar. Existe um método chamado reflexologia que auxilia nisso. Consiste em uma massagem realizada nos pés após eles ficarem 20 minutos em água quente. Esse tratamento ajuda também a aliviar TPM, estresse e problemas respiratórios. Veja abaixo medidas para prevenir o chulé e a micose.
1. Lave bem e seque ainda melhor seus pés
Essa é uma das medidas mais simples para evitar o mau odor.
2. Use calçados com bicos arredondados
Além de prevenir micose e chulé, evita unhas encravadas. Se for corredor, use dois números a mais.
3. Prefira meias de algodão e não fique com elas molhadas
Passar o dia com os pés molhados podem inclusive causar doenças.
4. Não empreste seus calçados a ninguém
Ao mesmo tempo, evite ficar descalço.
5. Opte por calçados ventilados no verão, época em que há mais suor
Pé suado é pé molhado.
6. Tome banho sempre após sair do mar ou da piscina
Os sais presentes nestas águas podem ser absorvidos pela pele.
Dica: Cuide da higiene e escolha o calçado adequado
Escolher o calçado mais adequado ao seu pé e ao momento do dia é fundamental. Não pense primeiro na beleza, mas sim na saúde. Além disso, tenha cuidado com a higiene, que evitará a proliferação de organismos danosos a sua saúde.
Em casa, pode massagear seus pés após o banho, do calcanhar aos dedos. Isso ajudará caso sinta dores após usar sapato inadequado.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.