As sapatilhas costumam ter mais chulé do que outros calçados quando são fechadas e usadas sem meias. O contato direto entre o tecido e o pé faz o mau cheiro impregnar nos sapatos.
O cheiro de chulé ocorre pela reação do suor com as bactérias que estão naturalmente na pele, se alimentam do suor e geram o mau cheiro nesse processo.
Quando o tecido da sapatilha retém esse suor com bactérias, o cheiro fica forte e bem desagradável. Veja como se livrar do chulé na sapatilha.
Polvilhe bicarbonato de sódio
O bicarbonato é um dos produtos mais úteis na limpeza da casa e também de roupas e calçados, pois ele absorve umidade e maus odores. A dica é simples: polvilhe uma boa quantidade de bicarbonato de sódio em toda a parte interna das sapatilhas e deixar por toda a noite.
Limpe com vinagre de álcool
Se a sapatilha não estiver muito suja, nem com odor muito forte, embeba um pano limpo em vinagre de álcool e limpe bem a sapatilha por dentro. Depois deixe secar por completo antes de guardar.
Se estiver muito suja, limpe primeiro como costuma fazer, logo depois aplique o vinagre de álcool. Coloque a sapatilha para secar em local arejado e só use quando estiver completamente seca.
Use casca de laranja ou limão
As cascas de citrinos ajudam a absorver a umidade e melhorar o odor, então, pode usar essa dica nas suas sapatilhas com chulé. É só fazer como na primeira dica: coloque as cascas dentro do calçado e deixe a noite inteira. No dia seguinte, passe um papel-toalha, caso tenha ficado alguma oleosidade das cascas, e pode usar.
Talco para pés
Geralmente o talco é aplicado diretamente nos pés. Mas, você pode fazer como na dica do bicarbonato e das cascas de citrinos, polvilhando talco no interior da sapatilha e deixando por toda a noite. Sacuda bem no dia seguinte, passe um paninho úmido por fora, caso fique esbranquiçado, e pode usar.
Tem como prevenir o chulé na sapatilha?
Dependendo do quanto os seus pés suam e de qual é o tecido das suas sapatilhas, não tem como evitar que o mau cheiro se forme.
O que você pode fazer é usar uma meia fina que não vá aparecer, mas que retenha parte do suor antes de chegar ao tecido do sapato. Também, usar talco nos pés e manter as sapatilhas sempre em local ventilado enquanto não estiver usando.
Aplicar essas dicas anteriores, mesmo antes de o cheiro ficar forte, também ajuda a prevenir.