Menu

Prefeitura de São Paulo quer ver mais bicicletas a circular na cidade!

Andar de bicicleta em São Paulo vai passar a valer créditos para aceder a serviços púbicos! Tudo isto será para melhorar a circulação na cidade e a qualidade de vida urbana. Saiba mais aqui!

Publicidade

Cada vez mais é preciso, por questões ambientais e de saúde para todos os cidadãos, adotar práticas ecológicas e que facilitem a vida em sociedade. Já no caso dos meios de transporte, é necessário recorrer mais vezes a alternativas menos poluentes e mais saudáveis. Por isso, apostar no uso da bicicleta é prioritário. Na verdade, muitas pessoas já começam a ter o hábito de usá-la para fazer pequenas deslocações ou passeios. Outras utilizam este veículo como forma de fazer exercício físico ou até de criar agradáveis momentos em família.

Cidades com menos trânsito

Desimpedir o trânsito em cidades movimentadas é a atitude certa das entidades responsáveis para dar mais qualidade de vida à população brasileira. Daí que, esta medida deva constar na agenda de todos os governos, sobretudo se falarmos de uma cidade com altos níveis de trânsito, como a cidade de São Paulo. Assim, desde dia 1 de janeiro de 2017, todas as pessoas que recorram à bicicleta para circular na cidade vão poder acumular créditos consoante as suas pedaladas.

Uma pedalada = Um crédito

Este é o projeto Bike SP, que surge da PL 147/2016, ideia do vereador do PSD Police Neto, que foi autorizada nos últimos dias pelo prefeito Fernando Haddad. Os créditos acumulados vão ser utilizados nos Bilhetes “Modalidade” que é uma versão do Bilhete Único, vulgarmente usado nos transportes públicos paulistas.

De acordo com Police Neto, numa entrevista cedida ao site “Vá de Bike”, o objetivo é aliviar o sistema de transporte público, que se encontra atualmente sobrelotado, e reduzir a quantidade de viaturas na cidade. Caso eles convençam 20% das pessoas a usar a bicicleta para se deslocarem, vão ter um menor nível de trânsito e um incremento fantástico na mobilidade citadina.

Publicidade

Como funciona o projeto?

Este projeto é bem prático e com um foco certeiro: por uma viagem de bicicleta, você consegue 1 real e 91 cêntimos. Esse valor vai poder ser utilizado no Bilhete Único do mês, reconvertido em serviços como adquirir outra bicicleta ou pagar serviços públicos. Contudo, no prazo de três meses, irão ser lançadas mais informações sobre o controle que será feito no âmbito deste projeto.

E você? Que acha desta medida sobre o uso da bicicleta nas cidades? Se morar em São Paulo não deixe de dar sua opinião! Se residir noutra cidade, gostaria de poder usufruir de um projeto parecido com este? Diga-nos o que pensa!

Leave a Reply

Sair da versão mobile