Menu

Tudo que você precisa saber sobre o sangue

Todo mundo tem sangue dentro do corpo, mas muita gente desconhece suas funções e o modo como ele se forma

Crédito: Freepik

Publicidade

O sangue é produzido constantemente pelo organismo. Isso significa que, a cada segundo, o corpo produz 2 milhões de glóbulos vermelhos — ou eritrócitos — que substituem aqueles que já morreram.

Assim, o corpo consegue realizar todos os seus processos diários, recebendo a quantidade adequada de nutrientes e oxigênio que são transportados pelo sangue por todo o corpo. Interessante, né? Veja outras curiosidades sobre o sangue.

O sangue faz longas viagens pelo corpo

Cada glóbulo vermelho dá 150 mil voltas ao redor do seu corpo, ao longo de 3 ou 4 meses. Eles passam pela corrente sanguínea a uns 2 km/h.

As células em maior abundância no organismo são de sangue

Os glóbulos vermelhos são as células mais abundantes no corpo humano. Acredita-se que existam cerca de 26 trilhões de glóbulos vermelhos no corpo dos homens e um pouco menos no das mulheres.

Publicidade

Os glóbulos vermelhos mortos participam da coloração das fezes

Os glóbulos vermelhos mortos são reaproveitados pelo organismo porque contêm bastante ferro, importante para fabricar mais glóbulos vermelhos. Então, existem células que extraem o ferro e, ao mesmo tempo, geram bilirrubina, que chega ao fígado.

Por sua vez, o fígado excreta o ferro na forma de bile para o sistema digestivo, onde é transformado em uma substância chamada urobilinogênio, que dá às fezes sua cor característica.

Existem mais de 30 grupos sanguíneos

A população em geral sabe que existem sangues tipo A, B, AB e O, positivo ou negativo. Só que existem muitos outros. Existem 34 sistemas de grupos sanguíneos, com mais de 300 variantes conhecidas.

Receber uma transfusão com o tipo errado de sangue pode ser fatal

Você já deve ter ouvido falar que alguns tipos sanguíneos só podem receber doação deles mesmos, e não podem doar para qualquer outro tipo, e isso é verdade. Se alguém do tipo A recebe sangue do tipo B, seu corpo tentará atacar as proteínas estranhas do tipo B.

Publicidade

Aproveite e veja: Tabela de doação de sangue: quem pode doar e como fazer?

O sangue tipo O- é doador universal

Pessoas que têm sangue tipo O- podem doar para todos os grupos sanguíneos mais conhecidos (A, B, AB e O, positivos e negativos. Mas, por outro lado, só pode receber transfusão do seu próprio tipo.

Sangue tipo O tem menos risco de trombose venosa profunda

Essa trombose forma um coágulo, gerando dor, inflamação e risco à vida, se não for tratado. Todo mundo corre o risco, dependendo da situação. Mas, pessoas com sangue tipo O têm esse risco diminuído.

Publicidade

Tipo sanguíneo pode aumentar risco de trombose e embolia

Em casos raros, o sangue é Rh nulo

O tipo Rh nulo é quando seus glóbulos vermelhos não têm nenhum tipo de antígeno Rh. Ou seja, o sangue não é positivo e nem negativo, não tem A, B nem O: é nulo.

Como não existe Rh nesse tipo de sangue, ele pode doar para todos os outros, inclusive para o O- que, a princípio, só poderia receber dele mesmo, exceto nesse caso.

Por outro lado, o Rh nulo não pode receber doação de mais ninguém, nem do O- porque ele não reconhece nenhum Rh como compatível.

Publicidade

Veja também: Coágulo no sangue: fique atento a estes 10 sintomas que podem indicar perigo

Fonte: BBC

Sair da versão mobile