Se você perceber que tem sangue no papel higiênico depois de evacuar, não vá pensando que são hemorroidas, pois pode não ser. O sangramento no ânus também pode ocorrer por causa de fissuras ou fístulas. Saiba qual é a diferença entre essas três causas do sangramento anal.
Hemorroidas
Sim, pode ser que você esteja com hemorroidas, mas o sangramento anal não é um diagnóstico imediato de hemorroidas. Essa doença ocorre por causa da dilatação de vasos sanguíneos no ânus.
Quando você faz muito esforço para evacuar, e as fezes são ressecadas e endurecidas, esses vasos podem se romper e sangrar, causando dor, coceira, inchaço e secreção de cor esbranquiçada no ânus.
Fissuras
As fissuras são como pequenos cortes na borda do ânus, que podem ocorrer por excesso de força para evacuar, por sexo anal, alergia ou ressecamento da pele do ânus por causa de algum produto ou mesmo do papel higiênico.
Em casos crônicos, a fissura pode se desenvolver por causa de estresse, ansiedade, medicamentos que relaxam a musculatura do esfíncter ou por causa de uma fissura aguda que não se curou.
As fissuras pode sangrar, causar ardência e incômodo, principalmente após evacuar e se usar papel higiênico seco ao invés de se limpar com duchinha ou lenços umedecidos.
Fístulas
As fístulas são feridinhas que ficam entre o canal e a pele externa do ânus. Quase sempre acontecem por causa da infecção e inflamação das glândulas que existem nessa região. Essas glândulas produzem uma secreção na região da borda do ânus e um pouco para dentro do canal anal.
Se acontece de essas glândulas entupirem, a secreção vai formar um tipo de furúnculo que pode estourar e formar um pequeno buraquinho que sangra, coça, dói e libera pus. Esse entupimento da glândula pode acontecer sem motivo definido ou como consequência de doença intestinal.
Como identificar e tratar?
Por ser uma região mais escondida, pode ser difícil perceber a diferença entre hemorroidas, fissuras ou fístulas apenas pelos sintomas.
O ideal é que, se perceber sangramento no ânus, procure um médico para ter um diagnóstico preciso e o tratamento mais adequado.
É importante ter esse diagnóstico porque cada tipo de sangramento exige cuidados diferentes. Dependendo da gravidade das hemorroidas e das fístulas, por exemplo, pode ser necessário operar.
Já em caso de fissuras, pode ser suficiente a aplicação de uma pomada, uso de lenços umedecidos e esperar cicatrizar.
Em todos os casos é recomendado manter uma alimentação saudável e equilibrada, rica em fibras, água, alimentos integrais e vegetais, para facilitar a evacuação.