Menu

Salsicha faz mal à saúde?

A salsicha é muito consumida no Brasil, mas é preciso se preocupar com os malefícios desse alimento

Crédito: Pixnio

Publicidade

A salsicha é um dos alimentos que está no congelador de quem gosta de praticidade. Ela é um ingrediente muito barato, gostoso e versátil, podendo usar para o tradicional cachorro-quente, para fazer macarrão com salsicha, torta salgada, croquete, torta fria e muito mais. Saiba se a salsicha faz mal e se passa longe da lista de alimentos saudáveis e recomendados para uma boa saúde.

Veja também: Bacon faz mal à saúde?

Salsicha faz mal ou não?

A salsicha faz mal à saúde quando ingerida em excesso pelo fato de ser um alimento processado. Na indústria, a massa da salsicha recebe uma série de conservantes, excesso de sódio, químicos para dar sabor, aroma e textura, o que acaba deixando o organismo humano intoxicado.

O corpo precisa se desgastar bem mais para eliminar os excessos de químicos sem absorver nutrientes úteis. Ao longo do tempo, o resultado é o maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, doenças do fígado e dos rins.

Porém, se você leva um estilo de vida saudável, alimentando-se com qualidade e praticando atividades físicas, não terá problemas se um dia for em uma festa e acabar comendo uns petiscos de salsicha.

Publicidade

Se quiser prepará-las em casa, procure selecionar as de melhor qualidade, confiando no que diz a embalagem. As salsichas piores se diferem das melhores com base no tipo de carne utilizada, pelos temperos e pelo modo de produção. Veja uma lista das menos nocivas:

  • Salsicha Viena: esse é considerado o tipo mais puro entre as salsichas. Ela é feita de carne bovina e/ou suína e gordura, sem adição de carne mecanicamente processada, que são os restos que sobram nas máquinas depois de cortar a carne vendida no açougue;
  • Salsicha Frankfurt: esse tipo também é feito sem adição de carne mecanicamente processada, embora seja mais temperada e alguns tipos levarem bacon ou toucinho;
  • Salsichas tipo Viena e Frankfurt: fique atento para não ser enganado. As salsichas que são “tipo” Viena e Frankfurt não são puras. Elas contêm até 40% de carne mecanicamente processada que é de má qualidade e necessita de mais conservantes.

Os demais tipos todos contêm bastante carne processada. Outra dica é ver na lista de ingredientes do rótulo da salsicha, qual ingrediente vem primeiro, pois esse é o que está em maior parte da composição do alimento. Se em primeiro lugar estiver a “carne mecanicamente separada” não compre.

Receitas de salsichas saudáveis

Se mesmo sabendo quais são os melhores tipos de salsicha para comprar, preferir fazer versões caseiras mais saudáveis, veja essas receitas:

1. Carne mista e vegetais

Crédito: Cozinhando com Lu Kalil

Essa versão é feita com frango e patinho e leva vegetais como cenoura, pimentão, bacon, aveia, açafrão, sal e colorau. Toda essa mistura vai resultar em salsichas deliciosas e suculentas para fazer a alegria das crianças.

Publicidade

2. Frango

Crédito: Tudo Receitas

Para fazer essas salsichas de frango bem temperadinha, sem gordura e sem conservantes, separe peito de frango, cebola, pimentão, pasta de alho, orégano, amido de milho, ovo, sal e pimenta.

3. Bovina light

Crédito: Preguiça na Cozinha

Para essa salsicha escolha um bom corte de carne, como acém ou coxão duro. Assim terá uma salsicha menos calórica. Também vai precisar de toucinho ou bacon, sal, leite em pó desnatado, gelo picado, colorau ou extrato de urucum, temperos a gosto e tripa de porco para encher.

4. Salsicha vegana

Crédito: Vegana Gente

Se você não come carne, pode sim comer salsicha e bem saudável. Essa receita leva arroz integral cozido, polvilho doce ou amido, farinha de aveia, linhaça ou grão-de-bico, alho, cebola, colorau, temperos a gosto e aroma de fumaça para dar aquele cheirinho irresistível de defumado.

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile