A salsicha é um alimento muito popular porque é gostosa e bem barata. Mesmo que não tenha uma boa fama por ser produzida com carne processada, existem tipos mais saudáveis, como a Viena, que é feita com carne de melhor qualidade. Além do tradicional cachorro-quente, uma das receitas mais fáceis e gostosas de fazer é a salsicha empanada. Confira essas ideias para preparar em casa quando quiser petiscar.
Veja também: receitas de molho de cachorro-quente
Como fazer salsicha empanada: 8 receitas
A salsicha empanada é bem fácil de fazer. As variações estão nos ingredientes usados para empanar e também se você vai querer fritar ou assar. Tem para todos os gostos, veja só:
1. Receita frita
A primeira ideia é a mais popular, que é frita. Escolha a salsicha da sua preferência e para empanar vai precisar de trigo, farinha de milho, leite, ovo, sal e pimenta. Se quiser que fique mais fácil de comer, coloque palitos para servir como espetinhos. Depois de empanar é só fritar em óleo bem quente e deixar escorrer o excesso em papel-toalha. Sirva quentinho.
Vá para a receita: salsicha frita
2. Enroladinho de salsicha assado
Essa versão é bem comum nas festinhas de aniversário e coquetéis e diferente do tradicional. A massa que vai em volta da salsicha é mais elaborada e fofinha e depois vai ao forno, o que é ótimo para quem prefere evitar a fritura.
Vá para a receita: enroladinho assado
3. Com recheio de queijo
Já que você vai comer salsicha frita, então aproveite para colocar bastante queijo em volta, entre a salsicha e o empanado, para que ele derreta e o salgado fique ainda mais gostoso. Pode usar o queijo muçarela que derrete bem durante a fritura e é um queijo barato.
Vá para a receita: com recheio de queijo
4. Enrolada no pão de forma
Essa é mais uma opção que vai ao forno e o grande diferencial está no empanado. Em vez de enrolar a salsicha em trigo e ovo você vai usar fatias de pão de forma, desses usados para fazer misto-quente. É mais prático, rápido e fica igualmente saboroso, além de mais sequinho e livre da fritura.
Vá para a receita: salsicha enrolada no pão de forma
5. Com massa de pastel
Outra alternativa para não precisar empanar as salsichas com trigo é usar massa pronta para pastel. O sabor vai ficar igual ao de um pastel de salsicha, mas o formato é diferente. Aliás, você pode fazer de vários formatos e tamanhos, seja com a salsicha inteira ou cortada em rodelinhas.
Vá para a receita: enroladinho de massa de pastel
6. Com purê de batatas
Se você quer que a massa do empanado fique bem cremosa, a dica é fazer um belo purê de batatas e passar o empanado sobre ele, depois de já tê-lo usado para recobrir as salsichas. Como se não bastasse, essa versão também leva uma camada de queijo derretido e fica simplesmente delicioso. Sirva quente.
Vá para a receita: empanada com purê
7. Massinha de fubá
Se tiver fubá em casa, pode usá-lo junto com o trigo, açúcar, fermento, sal, pimenta e ovo para fazer uma massinha especial. Depois é só usar a massa para empanar as salsichas e fritar. Se quiser pode colocar uma camada de queijo antes da massa para complementar.
Vá para a receita: empanado com fubá
8. Salsicha enrolada no purê de mandioca
Para variar a versão com purê de batatas você pode fazer um delicioso purê de aipim, também fica ótimo. A receita leva só aipim, trigo, orégano, parmesão, sal e as salsichas. Essa opção é frita, mas se quiser pode colocar no forno.
Vá para a receita: bolinha de salsicha com mandioca