A saliva é composta principalmente por água, um pouco de enzimas digestivas e um pouco de sais minerais. Ela serve para manter a parte interna da boca lubrificada, ajudar no controle de bactérias e outros micro-organismos, além de auxiliar na digestão.
Para cumprir com todas essas funções, a saliva deve estar com o pH equilibrado, ou seja, entre 6,8 e 7,2 em uma escala de 0 a 14. Nessa escala, o 7 é o nível neutro, de 0 a 7 é o nível ácido e de 7 a 14 é o nível alcalino (ou básico).
O que faz a saliva ficar ácida?
É normal haver uma variação na acidez da saliva ao longo do dia, de acordo com sua alimentação, quantidade de água ingerida e níveis de estresse. A acidez aumenta quando se come alimentos muito ácidos, bebe pouca água e os níveis de estresse estão muito elevados.
Essa alteração também ocorre em pessoas com problema de refluxo, pois o ácido do estômago vai para a boca e se mistura na saliva, fazendo ela ficar mais ácida.
Além disso, outros motivos que levam à acidez da saliva são a má higiene bucal, problema de boca seca (xerostomia) e ter bulimia (ou outro problema que gera vômitos frequentes).
Consequências da saliva ácida
Quando a saliva fica ácida por muito tempo, ela fica mais viscosa, esbranquiçada e forma uma ligeira espuma quando a pessoa fala. Essa saliva começa a prejudicar a saúde bucal porque se torna o ambiente perfeito para a multiplicação de bactérias que estragam os dentes.
Em pacientes com refluxo, que não se cuidam e consomem alimentos não recomendados, o problema da acidez pode ser agravado pelo aparecimento de aftas e úlceras na boca, além de mau hálito, boca seca e com gosto amargo.
Veja também: Remédios naturais para evitar crises de refluxo
Como deixar a saliva equilibrada?
Basicamente, a forma de trazer de volta o equilíbrio da acidez da saliva é evitar as causas da acidez excessiva, como:
- Beber pelo menos 2 litros de água pura ao longo do dia;
- Não fumar;
- Não abusar de bebidas alcoólicas;
- Evitar refrigerantes e açúcares industrializados;
- Manter uma boa higiene bucal;
- Se tiver refluxo, manter o tratamento médico à risca.