Já estamos acostumados a comprar um pacote de salgadinho e sentir uma breve frustração ao abrir o pacote e ver que tem mais ar do que salgadinho dentro. Se você fica pensando por que os salgadinhos de pacote têm tanto ar, e acha que a indústria faz isso para enganar você, vendendo vento ao invés de encher o pacote com os salgadinhos, saiba que existe uma explicação.
Por que os salgadinhos de pacote têm tanto ar?
O motivo pelo qual os pacotes de salgadinho têm tanto ar dentro é simples: para preservar o salgadinho com a crocância e o sabor que você adora, evitando que vire um monte de migalhas até chegar na sua mão.
Pois é, caso você nunca tenha pensado sobre isso, o pacote cheio de gás nitrogênio evita que os salgadinhos se quebrem e virem migalhas com tanto “sobe e desce” das caixas durante o transporte.
E se você acha que essa dúvida girava só na sua cabeça e de alguns conhecidos, saiba que milhares de brasileiros se questionaram e reclamaram à marca sobre isso.
Em 2012, depois de muitas críticas na internet sobre a proporção de ar e batatas em suas embalagens, a marca Pepsico, que produz os salgadinhos Elma Chips, criou um infográfico para explicar por que as batatas Ruffles têm tanto ar no pacote.
“A batata Ruffles viaja o Brasil inteiro para chegar até você e durante o transporte, o sobe-caixa-desce-caixa poderia quebrar todas elas. Mas não! O ar do pacote está lá e protege todas do impacto.”, informa o infográfico.
E eles aproveitaram para dizer aos consumidores que a proporção de ar e batata não sofreu nenhuma alteração desde 1985, comprovando que não estão enganando as pessoas, colocando mais ar do que salgadinho.
Estudo mostra quanto de ar vem nos pacotes de salgadinho
O especialista em marketing Ross Hudgens decidiu fazer algumas experiências para descobrir o quanto de ar realmente vinha nas embalagens de salgadinhos.
Ele usou alguns métodos de deslocamento de água para garantir com precisão quanto salgadinho realmente vinha em cada embalagem.
Quando foi publicado, o estudo viralizou, inclusive no Brasil, pois mostrava o teste com Cheetos, Ruffles, Doritos, Lays e Pringles, muito consumidas pelos brasileiros.
Veja também: Aprenda a fazer Fini, Ruffles e guaraná