Os salgadinhos de festa, como o nome já diz, são essenciais para deixar qualquer comemoração mais gostosa. Eles estão presentes em aniversários, casamentos, batizados, confraternizações pessoais e profissionais. O melhor é que se você não quiser encomendar os salgadinhos, como é mais comum, pode fazê-los em casa. As receitas são mais fáceis do que imagina.
22 Receitas de salgadinhos de festa
Coxinha, risoles, quibe, enroladinho de salsicha, croquete, bolinha de queijo, empadinha, folhado de legumes, tudo isso e muito mais você vai aprender a fazer agora com essas 22 receitas de salgadinhos de festa.
1. Folhado de frango com legumes
Para fazer o folhado, a grande facilidade é que você não precisa fazer a massa folhada em casa. Se fizer, claro, o seu salgadinho vai ficar ainda mais gostoso, mas para ser mais prático e rápido é só comprar a massa pronta, preparar o recheio e montar os salgadinhos para assar. Nesse receita o recheio de frango com legumes leva cebola, cenoura, abobrinha, gergelim, salsinha e coentro.
2. Folhadinho de carne árabe
Outra opção de folhado é com recheio diferente, mais picante. Também pode usar a massa folhada pronta e o frango, mas os temperos vão incluir açafrão, canela, cominho, gengibre, cebola, pinoli, uva passa, pimenta branca e tomate. É uma versão especial para sair dos salgadinhos de festa tradicionais.
3. Risoles de camarão
Há risoles de diversos tamanhos, vendidos nas padarias e cafés em cada esquina, mas o risoles dos salgadinhos para festa são em tamanho bem pequeno, para que todo mundo possa experimentar de tudo.
Essa receita é com a massa típica do risoles, bem densa, e com uma lata de milho para dar um sabor diferente. O recheio é de camarão cremoso feito com creme de leite, trigo, leite, óleo e muitos temperos deliciosos.
4. Risoles de carne moída
Se a massa anterior de risoles levou milho para ficar diferente, essa sugestão não foge do tradicional. É feita com leite, água, manteiga, sal e trigo, apenas. Depois da massa pronta, você faz um recheio de carne moída, também simples, com cebola, tomate, cheiro verde, sal, pimenta e azeite. Então recheia com a carne, fecha, empana com ovo e farinha de rosca e está pronto para ser frito e saboreado.
5. Empadinha de queijo
A empadinha é irresistível por causa da massa especial que leva. Ao mesmo tempo é macia, consistente e esfarelenta, combinando perfeitamente com um recheio cremoso, como é o caso desse de queijo. Nessa sugestão você faz a massa caseira, que leva só cinco ingredientes, depois faz o recheio à base de queijo de Minas, ovos, farinha, leite, margarina e salsinha. Quando estiver com tudo montado é só colocar para assar até dourar.
6. Empadinha de atum
Essa também é uma receita com recheio muito prático. Depois de fazer a sua massa de empada caseira, deliciosa, só vai precisar ter latas de atum, creme de leite, requeijão, sal e pimenta. Para quem gosta de peixe é uma opção que com certeza vai agradar.
7. Coxinha tradicional
Entre as milhares de receitas de coxinhas que se pode fazer, a tradicional nunca perde a vez no prato. A massa é simples, com trigo, leite, gema, margarina, caldo de galinha e sal. Depois de pronta é só rechear com uma deliciosa mistura de peito de frango desfiado, cebola, caldo, cheiro verde, sal, pimenta e azeite. O típico sabor da coxinha de frango frita bem crocante por fora e macia por dentro.
8. Coxinha de mandioca com carne seca
A receita da massa da coxinha costuma ser parecida com a do risoles, mas nesse caso é para surpreender seus convidados. A massa é de mandioca com creme de arroz, leite, margarina e temperos. Para o recheio vai usar carne seca temperada com cheiro verde, alho, óleo, cebola, sal e pimenta. Depois que montar a coxinha é só empanar, fritar e servir quentinha e crocante.
9. Coxinha de batata-doce fit
Como toda receita mais calórica merece uma versão fit, a coxinha não fica de fora. Afinal, não é porque você quer cuidar melhor da saúde, que vai abrir mão das delícias que são os salgadinhos para festa.
Essa versão leva batata-doce, frango desfiado, tomate, alho, cebola, requeijão light, farinha de linhaça, azeite e temperos a gosto. A farinha de linhaça é para empanar, e depois as coxinhas vão ao forno. Ficam maravilhosas.
10. Croquete de calabresa
Além da carne bovina e do frango, a calabresa é outro ingrediente para recheio que faz deliciosos salgadinhos de festa. Para esse croquete só vai precisar de trigo, água quente, manteiga e caldo de costela. Para o recheio, calabresa triturada e muçarela. Depois de feito só precisa empanar com leite e farinha de rosca para fritar.
11. Croquete de carne
O croquete de carne é uma massa feita de carne, trigo e muitos temperos, que pode ou não ser recheada com queijo. Depois você faz o molde de um croquete, que costuma ser roliço, empana com ovo e farinha de rosca e frita em óleo bem quente até que fique dourado. É mais gostoso servir quentinho, mas mesmo frio é irresistível.
12. Bolinha de presunto com requeijão
Para esse salgadinho, você primeiro faz uma massa bem fofinha, com ingredientes comuns. Leva trigo, fermento, sal, açúcar, óleo e água morna. Depois recheia ela com presunto picado e requeijão, pincela com um ovo para que as bolinhas fiquem douradas e depois é só levar para assar. Uma opção deliciosa para quem prefere os assados aos fritos, sem abrir mão dos quitutes de festa.
13. Bolinha de milho com queijo
Existem algumas receitas diferentes da bolinha de milho e queijo, todas deliciosas. Você pode fazer do jeito tradicional, com milho, trigo, alho, cebola, ovo, sal e água. Depois empana e frita. Ou também pode fazer uma versão mais light, usando muçarela com menos gordura, leite desnatado e preferindo assar ao invés de fritar.
Há ainda uma receita diferente dessas que leva macarrão cabelo de anjo no lugar na farinha para empanar. Experimente todas e eleja sua favorita.
14. Quibe
O quibe é outro dos salgadinhos para festa mais comuns. Essa receita tradicionalmente árabe já ganhou diversas versões brasileiras, mas o gostoso mesmo é aquele que utiliza a típica farinha de quibe para que não fique um simples bolinho de carne.
Nessa receita, além da farinha especial para esse prato, também vai a carne moída de primeira, creme de cebola, coentro, cebola, tempero baiano e sal. Depois da massa moldada, é só fritar em óleo quente até dourar e servir.
15. Pastelzinho de carne moída
Chegou a vez do pastelzinho, que não pode faltar entre as opções de salgadinhos de festa. A massa dele é bem diferente da do risoles, sendo que a única semelhança entre eles é o formato. Você pode comprar a massa pronta, mas também pode fazer uma versão caseira deliciosa, que não leva muitos ingredientes. Depois faz o recheio de carne simples, fecha os pastéis e frita em óleo quente.
16. Enroladinho de salsicha com massa folhada
Esse sem dúvida é dos salgadinhos para festa mais fáceis de fazer. Você só precisa comprar a massa folhada pronta, cortar as salsichas em pedacinhos roliços menores, enrolar um pedaço de massa em volta de cada parte da salsicha e pronto. Leve ao forno para assar.
Se quiser, no recheio também pode incluir um pouco de queijo para ficar mais cremoso e pincelar um ovo por cima para ficar mais brilhoso.
17. Mini pão de queijo
É claro que essa maravilha da cozinha brasileira não poderia ser esquecida entre as receitas de salgadinhos para festa. O pão de queijo, em suas centenas de versões, tem um espaço guardado no coração e no estômago de todo mundo.
Para as festas, o ideal é fazer versões bem pequenas e que fiquem bem crocantes por fora e macias por dentro. Para a receita ficar perfeita, use queijo Minas, parmesão, leite, ovo, polvilho doce, fermento, manteiga e sal.
18. Bolinho de batata com queijo e bacon
A massa desse bolinho leva todos os ingredientes, não tem recheio. Então, só vai precisar fazer um purê de batatas e misturar com bacon frito triturado, queijo parmesão ralado, que tem sabor mais forte, cebolinha, leite, alho amassado, pedaços de queijo, sal e pimenta. Também deve empanar com farinha de rosca, trigo e ovos para depois fritar em óleo bem quente.
19. Mini pizza
Quem resiste a uma pizza? Para servir entre os salgadinhos de festa, assim como todos os outros quitutes, elas precisam ser feitas em versão reduzida. Depois de a massa pronta você pode escolher diversos ingredientes e montar diferentes opções de recheio, conforme mais gostar.
Só não esqueça do orégano, do queijo e o molho de tomate, que são os ingredientes mais característicos desse prato. Você pode fazer mini pizza de frango, de carne, de atum, de camarão, de bacon, só de queijos, presunto, azeitonas, cogumelos e mais uma infinidade de sabores.
20. Canudinho de maionese
Esse é um quitute que ainda é muito apreciado especialmente nas festinhas infantis, mas era mais comum nas festas mais antigas, quando os salgadinhos fritos e assados não se faziam tão presentes como agora. Junto com o famoso pão com sardinha, o canudinho de maionese era sucesso.
Esses canudinhos podem ser feitos em casa ou comprados prontos, então só é preciso fazer uma maionese de batatas e recheá-los perto da hora de servir, para que não amoleçam.
21. Bolinho de bacalhau
Uma ideia que não é tão comum entre os salgadinhos de festa, mas que todo mundo conhece, é o bolinho de bacalhau, típico quitute da culinária portuguesa. Ele pode ser feito em versões ainda menores do que a tradicional para servir na mesa dos salgados. Esse bolinho tem a massa feita de batatas, bacalhau desfiado, cheiro verde, alho, azeite, farinha de mesa e sal. Não tem recheio, pois vai tudo na mesma massa e depois é só fritar.
22. Croquete light de cenoura com ricota
Agora, mais uma opção menos calórica para quem está dieta e chega nas festas louco de vontade de experimentar de tudo. Assim, pode comer alguns desses salgadinhos de festa a mais sem se preocupar. Essa receita é feita com cenoura, ricota light, farinha de aveia, claras, cebolinha, orégano e temperinhos a gosto, como sal e pimenta. É só triturar tudo, fazer as bolinhas e levar para assar. Além de mais saudável é muito prático.
Docinhos de festa clássicos
Para finalizar, depois de tantos salgadinhos de festa, nada mais gostoso do que os tradicionais docinhos, que são o brigadeiro, o beijinho, o cajuzinho, o olho-de-sogra e o moranguinho. Veja como fazer todos eles é bem simples e todo mundo que comer vai simplesmente amar.
Veja também: Como fritar coxinha congelada