Incluir a rúcula nas refeições diárias é oferecer uma riqueza de vitaminas e minerais para a saúde. Mesmo tendo um gostinho amargo que algumas pessoas rejeitam, vale a pena incrementar as receitas com temperos e outros ingredientes para comer esse vegetal todos os dias só para obter os benefícios da rúcula. Com ela é possível fazer suco verde, refogados, molhos e também as receitas de salada de rúcula que vai conhecer agora.
Receitas de salada de rúcula
Usando a criatividade dá para fazer saladas bem diferentes, cheias de cor e sabor para agradar toda a família, fazendo todo mundo comer de forma mais saudável sem dificuldade.
1. Tomate, rúcula e muçarela
A combinação de rúcula com tomate é bem comum, pois de fato são sabores que ficam bem juntos. Para deixar a salada ainda melhor, com uma textura diferente, pode adicionar queijo muçarela tradicional ou muçarela de búfala, além de azeitonas, azeite de oliva, flor de sal, vinagre balsâmico e mix de ervas desidratadas.
2. Manga e rúcula
Gosta de misturar frutas nas suas saladas? Essa receita é para você. A manga é uma ótima opção, pois é suculenta, tem uma textura macia e combina com o sabor na rúcula, quebrando o amargor. Nessa receita também vai tomate-cereja, ricota ou muçarela de búfala, gergelim, mostarda, balsâmico e sal.
3. Salada agridoce com melão e laranja
Além da manga, a laranja e o melão também são ótimas escolhas de fruta para combinar com a rúcula na salada. Fica um sabor agridoce e bem suculenta. Nessa receita também vai pimentão vermelho, azeite de oliva, vinagre balsâmico, sal e pimenta preta moída.
4. Repolho roxo, rúcula e abacaxi
São várias as receitas com repolho que pode experimentar, mas a salada é uma das mais práticas, pois só precisa cortá-lo em tirinhas e misturar com os vegetais que quiser, bem temperados. Nessa versão vai repolho roxo, que deixa a salada com uma cara bem apetitosa, também leva rúcula e o sabor refrescante do abacaxi docinho e suculento.
5. Agridoce com ameixa
Para essa salada diferente, de sabor doce, escolha ameixas maduras, justamente porque estão mais docinhas, porém ainda firmes para que a consistência fique mais saborosa na salada. Também vai precisar de azeite de oliva, mel, alho, água, vinagre balsâmico, sal e pimentas a gosto.
6. Rabanete, rúcula e pepino
Se preferir não usar frutas na salada, pode fazer essa outra versão bem colorida que leva rúcula, rabanete, pepino, cebola roxa, pimentão, manjericão e temperos, que podem ser sal, pimenta, suco de limão e azeite de oliva.
7. Beterraba assada com rúcula e abacate
A combinação intensa do verde com o roxo faz a sala ficar mais apetitosa mesmo, então, para variar a opção do repolho roxo, também pode usar beterraba. Nessa receita a beterraba é assada no forno com azeite e depois misturada com rúcula, nozes, suco de laranja, cebola roxa, abacate, sal, pimenta e vinagre.
8. Morango, rúcula e queijo feta
Entre tantas opções de frutas que pode usar na salada com rúcula, até o morango entrou na roda. Nessa receita, ele é combinado com o queijo feta, que é bem macio, também com nozes, que deixa a salada crocante, e tudo temperado com vinagre balsâmico, azeite de oliva e os temperos que mais gostar.
9. Salada tradicional com tomate seco
Tomate seco com rúcula é aquela combinação básica para fazer uma bela pizza, mas também fica ótimo na salada fresca. Só que para dar um toque especial de sabor e textura, essa receita também leva pinoli, que se parece com um pinhão em miniatura, de sabor suave e textura macio, queijo de cabra, tomate-cereja, feijão-trepador e temperinhos a gosto.
10. Salada morna de cogumelos
Para quando quiser um jantar bem leve e nutritivo, essa salada morna é uma opção ideal. Leva queijo tipo haloumi, cogumelos, rúcula, fatias de limão e azeite de oliva. Para temperar pode fazer um vinagrete caseiro especial com cebolas miniatura (chalota), alho, raspas e suco de limão, vinagre de vinho, azeite de oliva, sal e pimenta.