Menu

Sal de ervas: os benefícios e como fazer em casa

Veja como fazer um poderoso sal com ervas para substituir o sal comum em diversas receitas

Crédito: Freepik

Publicidade

Muito mais saudável e saboroso, rico em fibras, vitaminas e minerais, o sal de ervas substitui o sal comum, aquele branco refinado. Com moderação, a versão com ervas pode ser usada até por quem tem pressão alta. Esse tipo de sal traz ótimos benefícios à saúde por conter ingredientes ricos e aromáticos. Veja quais são e seus benefícios.

Veja também: benefícios do sal marinho para a saúde

Benefícios do sal de ervas

Crédito: Freepik

Veja quais são os benefícios de cada um dos ingredientes nesse sal temperado.

Alecrim

Conhecido estimulante, faz bem para a memória, coração, para os nervos e acalma. É antirreumático, alivia o desconforto no estômago causado pelo inchaço, regula as funções hepáticas, além de ser antisséptico.

Manjericão

Adorado como tempero, pouca gente sabe que no manjericão contém quantidades significativas de magnésio, ferro, cálcio, potássio e vitamina C. Propriedades boas para deixar o coração forte e combater os radicais livres, através dos flavonoides. Assim como o alecrim, é anti-inflamatório e estimulante digestivo.

Publicidade

Orégano

Também contém flavonoides, sendo um poderoso antioxidante. É antimicrobiano, o que é bom para preservar o tempero e também a sua saúde. Digestivo, sedativo, parasiticida, expectorante, diurético, o orégano estimula o sistema nervoso e o apetite.

Sal marinho

Para fazer o seu sal de ervas prefira as opções de sal marinho (grosso), sal rosa do Himalaia ou flor de sal que contém zinco, ferro, iodo, magnésio, potássio, cobre e cálcio, considerado o sal mais puro que existe.

Deixe de lado o sal branco refinado, pois ele tem um baixo valor nutricional, além de conservantes e outros aditivos químicos.

Como fazer sal de ervas caseiro

Fácil, rápido e barato. Poderia ser melhor? Busque ingredientes e sal de qualidade. Separe também os recipientes com tampa que vai usar para armazenar o sal na cozinha. Lave e seque-os bem.

Publicidade

Ingredientes

Alecrim seco: 2 colheres (sopa);
Manjericão seco: 2 colheres (sopa);
Orégano seco: 2 colheres (sopa);
Sal marinho: 1 colher (sopa).

Modo de preparo

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador para que os aromas se misturem e as folhas maiores sejam trituradas;
  2. Coloque seu sal de ervas em um pote de vidro higienizado e bem fechado para que não perca o aroma.

Utilize como tempero para saladas, finalização de receitas, tempero de carnes, enfim, sua imaginação é o limite. Lembre sempre de consumir com moderação, pois embora tenha menos sódio, ainda é o bastante para prejudicar hipertensos.

Aproveite e veja no vídeo mais dicas interessantes para preservar as ervas frescas por mais tempo:

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile