As dietas hiperproteicas, conhecidas pelos seus resultados eficazes de emagrecimento, têm causado muita controvérsia nos últimos anos. Alguns abraçaram-nas com toda a força fazendo delas seu estilo de vida, outros rejeitaram-nas, falando que são incompletas e até mesmo prejudiciais para o organismo.
Nesse artigo lhe explicamos por completo em que consiste a dieta Dukan, um regime hiperproteico lançado pelo médico francês Pierre Dukan, especialista em comportamento alimentar.
O que é a dieta Dukan?
A dieta Dukan é uma dieta de emagrecimento composta por 4 fases, caracterizada pelo aumento de ingestão de proteína e diminuição de calorias. Estes dois comportamentos combinados reduzem gradualmente o apetite.
Fases da dieta Dukan
Fase 1 – Fase de Ataque
Chamada “Fase de Ataque”, esta fase consiste na ingestão de proteínas puras. Apenas é permitido o consumo de carne de vaca, porco ou vitela, aves sem pele, peixe, marisco e produtos lácteos com 0% de gordura.
Esta fase dura entre 3 a 10 días e, durante este período, é recomendado tomar bastante água, chá e café.
Fase 2 – Fase Alternativa
A segunda fase é designada de “Fase Alternativa”. Ela mantém todos os ingredientes da primeira fase, mas permite a adição de verduras de forma gradual.
Estão totalmente proibidos alimentos com alto teor de amido, como a batata, o milho, as ervilhas, o feijão verde, o abacate e as lentilhas.
Essas duas fases podem alternar-se em função dos objetivos de cada pessoa, levando a uma perda de peso máxima de 1 quilo por semana.
Fase 3 – Consolidação
Nessa fase da dieta, introduzem-se os alimentos proibidos até então, de forma progressiva, menos: a banana, uvas, cerejas, frutos secos, pão, batata e lentilhas. Esses alimentos continuam sendo proibidos e não devem ser consumidos.
A integração dos alimentos permitidos nessa fase, devem ser feitos de acordo com cada quilo perdido em cada 10 dias da fase de estabilização. O objetivo dessa fase é evitar a quebra dos resultados obtidos até ao momento.
Fase 4 – Estabilização
Com a quarta e última fase, termina o processo de dieta rigoroso, e agora já pode ser realizada uma dieta normal, desde que semanalmente tire um dia só para o consumo de proteínas puras, e tome diariamente 3 colheres de aveia.
Lista de Alimentos Permitidos na dieta Dukan
Os alimentos permitidos são 100 e se dividem em dois grupos. O primeiro grupo é composto por 72 alimentos de proteínas puras e alguns exemplos são: aves (frango, peru), coelho, vaca, porco, peixe e marisco.
O segundo grupo é composto por 28 alimentos ricos em proteína mas de origem vegetal. São estes que travam o aumento de peso, ao serem introduzidos gradualmente.
Exemplo de menu da dieta Dukan
Um dia da primeira fase da dieta, que é a mais rigorosa, ajudará o corpo a se desintoxicar dos hábitos alimentícios anteriores. É fundamental não saltar nenhuma das 5 refeições diárias, que vão acelerar o metabolismo e ajudar a queimar mais calorias.
Para o café da manhã pode tomar um café, sempre sem açúcar, e um ou dois iogurtes desnatados com frutas baixas em açúcar (morango, laranja, mirtilo).
No caso de não gostar de iogurte, pode substituir por 200 g de queijo fresco light. A esse café da manhã, junte uma fatia de presunto ou peru light, um ovo cozido, um flan sem açúcar ou uma panqueca de aveia.
A meio da manhã pode comer um iogurte ou 100 g de queijo fresco com 0% de gordura.
Para o almoço, pode ingerir carne ou peixe, queijo fresco ou panqueca de aveia.
Vantagens e desvantagens do método Dukan
A grande vantagem da dieta Dukan é uma perda de peso e de volume rápida na sua fase inicial. Neste regime, são permitidas duas refeições “à vontade” por semana, que reduzem a sensação de frustração e ajudam a permanecer na dieta.
Em relação às desvantagens, graças à baixa ingestão de fibras na primeira fase da dieta, é preciso controlar a obstipação e, é também necessário controlar o aumento colesterol mau, devido à grande ingestão de carne e ovos.
Por ser semelhante à dieta Atkins e à dieta Montignac, a dieta Dukan não é novidade.
Que tipo de dieta é?
A dieta Dukan é um regime alimentício hiperproteico que ajuda a emagrecer sem perder massa muscular, uma vez que ativa o desgaste de calorias automático do corpo. Como em qualquer dieta, é necessário segui-la com rigor, por que se voltar a consumir os alimentos proibidos de forma descontrolada, provocará o conhecido efeito “ioiô” de quem tenta seguir dietas de emagrecimento.
Essa dieta ajuda a perder peso de forma eficaz e, muitas vezes, de forma instantânea até. Antes de começar com qualquer dieta, consulte um médico especialista para saber se a dieta é apropriada para o seu organismo ou não.
Para saber mais sobre a dieta Dukan, assista ao vídeo:
Gostou da dica? Compartilhe!
Para obter os resultados desejados é muito importante aliar a uma alimentação saudável, equilibrada, com acompanhamento médico e profissional, além da realização de atividades físicas.