Menu

Saiba o que fazer se o seu bebê bater a cabeça

Seu filho pequeno caiu e bateu a cabeça, ou sofreu algum acidente com pancada na cabeça? Veja as dicas profissionais.

Imagem: Freepik

Publicidade

Por mais que os pais e cuidadores tentem evitar, as crianças vão se machucar. Mas, quando um bebê bater a cabeça, é preciso dar uma atenção especial, já que existe o risco de alguma consequência séria, como um coágulo no cérebro.

Por outro lado, também pode ser que bater a cabeça não traga qualquer prejuízo à saúde da criança. Então, antes de entrar em desespero, saiba o que fazer nessa situação, evitando maiores problemas.

Veja o que fazer quando o bebê bater a cabeça, avaliando seu comportamento e a necessidade de levá-lo ao pronto socorro para atendimento de emergência.

Veja também: Médica cauteriza tumor de bebê ainda no útero em cirurgia inédita no Brasil

Publicidade

É verdade que não pode deixar a criança dormir?

Sempre ouvimos falar que, quando uma criança cai e bate a cabeça, não pode deixar ela dormir. Bem, de acordo com a pediatra, Dra. Kelly Marques Oliveira, não é que não pode de jeito nenhum.

“Se o acidente aconteceu próximo da hora de dormir, ou no horário daquela sonequinha da tarde, pode-se observar a criança por cerca de uma hora, e deixá-la dormir. Após mais ou menos 2 horas, acorde-a e veja se está tudo bem. Claro que a criança estará sonolenta, mas ela deve reagir”, orienta a médica.

Isso porque, se a criança dormir logo após bater a cabeça, fica mais difícil avaliar o comportamento dela, como se tiver ocorrido uma possível lesão neurológica.

Veja também: Desvendando 5 mitos sobre o sono do bebê

Publicidade

Quando levar ao pronto-socorro?

No geral, é recomendado levar ao pronto-socorro as crianças menores de dois anos de idade ou qualquer criança em caso de acidentes de carro ou acidentes de maior impacto.

Por quando tempo a criança deve ser observada após a queda?

A orientação é observar a criança até 72 horas depois da queda, pois, no caso de haver sangramento de uma veia no cérebro, os sintomas são mais lentos e progridem mais devagar, com dor de cabeça e alteração neurológica.

De modo geral, as primeiras 12 horas após a batida são mais importantes. Isso porque, como explica a médica, “se houver um sangramento arterial dentro da cabeça, a criança pode evoluir para coma e até óbito devido a compressão rápida do cérebro. Os sinais pioram rapidamente, com sonolência progressiva, vômitos, convulsão e dor de cabeça intensos. Nesses casos uma cirurgia de urgência deve ser feita”.

Publicidade

Veja também: Deixar o bebê chorar até dormir faz sentido? Veja o estudo

O que observar na criança quando ela bater a cabeça?

“Veja se não tem nenhum sinal de fratura ou algum lugar na cabeça que está mais inchado. É normal que a criança chore após a queda, porém se apresentar alguns sintomas considerados sinais de alarme, deve ser avaliado por um médico”, diz a médica.

Logo após a queda, pode-se colocar gelo no local da batida para diminuir o inchaço. Se houver algum corte, comprima com um pano limpo para agilizar a coagulação.

Publicidade

Fonte: Pediatria Descomplicada

Sair da versão mobile