Na tentativa de reduzir a quantidade de lixo, muitos estados proibiram a utilização de sacolas plásticas para colocar as compras. Porém, há uma solução ainda mais interessante e que vai agradar não somente lojistas, como consumidores e a própria natureza: o saco de compras comestível, feito de mandioca. Além de inovador, é amigo do meio ambiente, podendo substituir as sacolas feitas de derivado de petróleo.
Kevin Kumala é um biólogo que nasceu na Indonésia e se formou nos Estados Unidos. Ao voltar para seu país, ele começou a pensar em todas as coisas que aprendeu e como aplicar de forma prática na sua comunidade. Foi então que ele voltou a pensar no grave problema do excesso de lixo, o que deu origem a uma ideia fantástica.
E se ele conseguisse produzir um substituto para o plástico, que pode levar até 400 anos para se decompor? E foi assim que nasceu a sacola sustentável, feita de mandioca. Ela pode carregar até 3,5 kg de produtos secos e, quando em contato com a água, acaba se dissolvendo e pode até mesmo ser ingerida.
Além disso, se acabar nos rios e mares, como acontece bastante com plásticos, ela se dissolve e vira alimento para os peixes. E ainda melhor, o material também pode servir para produzir canudos, talheres, copos e os mais diversos tipos de embalagens.
Veja também: Como cozinhar mandioca congelada