Quando a gente é novo e começa um relacionamento romântico, dificilmente ficamos avaliando o comportamento da pessoa em todas as situações do cotidiano.
Mas, deveríamos nos atentar mais aos detalhes para não termos “surpresas” quando resolvermos morar junto. Só que é mais difícil fazer isso quando somos novos e não temos experiência de vida.
Agora, quando já estamos mais velhos e já passamos por relacionamentos anteriores, não há desculpa para cair em ciladas outra vez. É por isso que devemos saber o que observar e avaliar, antes de entrar de cabeça numa nova relação.
Veja também: Hardballing nos sites de relacionamento: a sinceridade é essencial
15 coisas a saber após 6 meses de relacionamento
Quem ajuda a evitar os erros e a conhecer melhor a pessoa com quem escolhemos estar é o terapeuta norte-americano Jeff Guenther, que viralizou no TikTok ao publicar as “15 pequenas grandes coisas”.
Essas “pequenas grandes coisas” consistem, segundo Jeff, em pontos fundamentais sobre a personalidade e a vida da pessoa amada que você precisa ter conhecimento após 6 meses de convívio.
Saber as respostas para essas questões ajuda a conhecer de verdade quem é essa pessoa ao seu lado. Também é essencial para saber lidar com ela nos momentos adversos, além de permitir levar um relacionamento pautado no cuidado, no respeito, na empatia e na gentileza – fatores cruciais para o sucesso de qualquer namoro e casamento.
- Como a pessoa amada gosta de celebrar o aniversário;
- Quanto tempo o parceiro necessita ficar sozinho;
- Qual é a comida favorita da pessoa;
- Qual sua maior insegurança;
- O que lhe provoca risos instantâneos;
- Quanto tempo que a pessoa leva para se arrumar;
- O que deixa a pessoa amada de bom humor;
- Quem é o seu melhor amigo;
- Quais são o filme, o programa de TV e a banda que estão no topo da sua lista;
- Qual é a opinião mais controversa da pessoa;
- Como acalmá-la nas horas difíceis e estressantes;
- Quanto ela se permite gastar no dia a dia;
- Qual o maior “guilty pleasure” da pessoa (produções que, apesar de detonadas pela crítica, são adoradas por uma determinada pessoa)
- Quem na família provoca gatilhos positivos e negativos na pessoa;
- O que o parceiro espera desse relacionamento amoroso.
Veja também: Gestos de afeto que valorizam o relacionamento