dicas para escolher carne
Crédito: Freepik

10 Dicas para escolher carne, frango e peixe sem ser enganada no supermercado

Saiba o que observar na hora de escolher a carne para levar um produto de qualidade para casa

Publicidade

Quando vai comprar carne no supermercado ou no açougue, precisa saber analisar a peça para garantir que tem qualidade. Infelizmente, é comum encontrar carne vencida ou estragada porque deixaram passar da validade sem retirar da prateleira ou porque ficou mal armazenada. Então, só confie na sua própria opinião, com base nessas dicas que vai ver agora. Não erre mais ao escolher carne, frango e peixe na hora das compras.

Escolhendo peixe

O peixe fresco tem características bem fáceis de perceber quando você sabe pelo que está procurando. Analise o seguinte:

  • Embalagem: se for peixe congelado, a embalagem deve estar totalmente vedada e sem pedaços de gelo soltos, pois é sinal que houve descongelamento e recongelamento, o que pode contaminar a carne.
  • Aparência do peixe congelado: coloração uniforme e uma fina camada de gelo recobrindo o peixe, permitindo que você veja todas as partes. Não pode haver partes ressecadas e amareladas nas bordas do peixe.
  • Características do peixe fresco: pele e escamas firmes, úmidas e brilhantes, sem rasgos, furos ou manchas. Guelras vivas e sem nenhum líquido. Olhos transparentes, vívidos e brilhantes. O aroma deve ser de peixe fresco e não de maresia.

Escolhendo frango

A dica da embalagem congelada é a mesma que do peixe: deve estar totalmente vedada, sem excesso de gelo ou água, e sem sangue.

  • Aparência: o frango de qualidade tem uma aparência amarelo-pálido, ligeiramente rosado.
  • Consistência: se a carne estiver muito mole e pegajosa, mau sinal. O frango deve estar com a carne firme e elástica, bem presa aos ossos.
  • Cheiro: o cheiro do frango cru não chega a ser agradável, mas também não é ruim. Quando não está bom você sente um cheiro meio azedo, e ao mesmo tempo vai ver um líquido bem pegajoso.

Escolhendo carne vermelha

Com esse tipo de carne é bem importante se atentar à cor e quantidade de sangue, pois dizem muito sobre a qualidade.

Publicidade
  • Embalagem: se for congelada, não deve estar com uma camada muito grossa de gelo. Se for fresca, não deve ter excesso de sangue escorrendo por dentro, muito menos pingando por fora.
  • Consistência: quando está fresca, a carne terá uma consistência macia e firme.
  • Cor: a carne pode apresentar uma coloração vermelha bem viva ou mais escura. Só não pode estar pálida, com alguma parte meio esverdeada.
  • Cheiro: o cheiro de carne estragada não dá para suportar, você vai saber logo. O cheiro saudável é um cheiro meio de sangue fresco gelado, não muito forte.

Veja também:

PODE GOSTAR TAMBÉM