Quando a gente começa a cultivar plantas dentro de casa, nos tornamos mais próximos do universo delas. Passamos a usar até alguns termos mais técnicos que aprendemos pesquisando tudo sobre plantas. Pensando na sua curiosidade, hoje, você vai descobrir o que são plantas xeromórficas.
Já tinha ouvido esse termo alguma vez? Talvez sim, no caso se você ser uma pessoa apaixonada por plantas suculentas. Isso porque as suculentas são plantas xeromórficas, ou seja, que possuem características para se adaptarem a lugares secos.
Os cactos também entram nesse grupo porque eles são uma variedade de suculentas. Então, vamos agora esclarecer rapidamente o que são as suculentas, também o que são as plantas xeromórficas e algumas dicas de cuidados para ter plantinhas saudáveis e felizes.
Veja também: Como deixar suas suculentas mais coloridas
O que são plantas suculentas?
As suculentas são plantas que possuem a raiz, o talo ou as folhas engrossadas para permitir o armazenamento de água em quantidades muito maiores do que outras espécies de plantas conseguem.
Esta adaptação é o que permite às suculentas manter reservas de água durante períodos prolongados, e sobreviver em ambientes áridos e secos.
É interessante saber que, para classificar uma planta como suculenta, é preciso avaliar três requisitos básicos:
- Armazenar água em tecido vivo;
- Esta água deve estar disponível para a planta;
- A planta deve poder manter alguma atividade metabólica, independente do suprimento externo de água.
Seguindo esses três critérios, a suculência surgiu, de forma independente, pelo menos 32 vezes no reino vegetal, em 83 famílias e 12.500 espécies de plantas. Incrível, não é?
Veja também: Doenças e problemas mais comuns das suculentas
O que são plantas xeromórficas?
Também chamadas de xerófitas, esse subgrupo de plantas engloba todas as que sobrevivem a ambientes com restrição de água, sendo que parte delas são as suculentas.
Além das características já mencionadas acima sobre as suculentas, em outras plantas xerófitas também podemos encontrar as plantas que são cobertas por uma camada de cera para diminuir a evaporação da água e folhas reduzidas a espinhos, além de raízes bem longas.
Você pode estar se perguntando: e o que os espinhos têm a ver com a economia de água das plantas xerófitas? Bem, os espinhos servem como uma proteção, que já, como essas plantas armazenam água em um ambiente seco, elas costumam ser alvo de predadores que desejam sua água. Assim, os espinhos as protegem.
Veja também: Você conhece as suculentas gigantes? Veja 5 espécies fáceis de ter no jardim
Cuidados básicos com plantas suculentas
Embora o nosso foco aqui sejam as plantas xeromórficas, elas estão lá em seu habitat natural, nas regiões mais áridas, sobrevivendo.
Dentro de casa, costumamos ter somente os tipos de suculentas que vivem em locais com mais água disponível. Então, como essas são as mais comuns, veja algumas dicas básicas que pode aplicar no cuidado das suas suculentas:
Regas
Se você tiver suculentas novas, ainda em formação, durante a primeira semana deverá regá-las dia sim e dia não.
Passado esse tempo, no verão, basta regar a terra das plantinhas uma vez na semana ou uma vez a cada 15 dias.
Durante o inverno não precisa regar com tanta frequência. A dica é ficar de olho na terra, molhando sempre que perceber que ela está muito seca
Veja também: Suculentas na parede: lindas ideias para decorar ambientes
Escolha o substrato e drenagem do solo
Em uma loja de produtos agrícolas, compre um substrato próprio para suculentas, alguns pedriscos tipo brita ou argila expandida e um pouco de areia (não pode ser areia da praia).
Essa mistura é ideal para manter dentro do potinho, sendo que as pedras devem ficar no fundo e a areia pode ser misturada com a terra.
Use um adubo específico para plantas xeromórficas suculentas
Quanto ao adubo, que é o alimento das plantas, escolha de preferência o húmus de minhoca que é natural e garante que as plantas não morram intoxicadas com químicos.
Veja também: 8 Tipos de cactos e suculentas pendentes para decorar a casa