Menu

Sabão é a melhor opção contra o coronavírus

Entenda como o sabão age sobre o vírus e se há algum tipo mais indicado para lavar as mãos durante a pandemia

Crédito: Freepik

Publicidade

Todo mundo sabe que lavar as mãos é a melhor forma de evitar a proliferação do covid-19. Mas você sabe o porquê disso? Entenda como ele age na estrutura do vírus e se há algum tipo que não se pode usar durante a pandemia.

Veja também: gargarejos com sal e vinagre não funcionam contra coronavírus

Sabão ou sabonete contra o vírus

Para evitar a contaminação todo mundo deve lavar muito bem as mãos, durante 20 segundos, usando a técnica correta. Ok, você já está careca de saber disso, mas será que pode usar qualquer sabão? E como isso funciona? Na realidade é bem simples, mas para isso, entenda primeiro como funciona o sabão.

Como o sabão funciona?

Quando você vai lavar os pratos ou as mãos, o que espera retirar? Além da sujeira aparente, certamente quer se ver livre da gordura, certo? Pois é exatamente essa capacidade desengordurante que torna o sabão e o sabonete tão eficientes contra o coronavírus.

Publicidade

Como eles são feitos a base de gorduras especiais, chamadas de anfifílicos, acabam se ligando a outros tipos de gordura, ajudando a eliminar. E adivinha do que é feita a camada externa do covid-19? Exatamente! Gordura.

De forma simplista, o coronavírus tem 3 camadas. Bem por dentro, no seu núcleo, tem o RNA, que é o material genético do vírus. Em volta dele, existem algumas proteínas responsáveis por agarrar as células da vítima, para que o RNA possa entrar. E para manter tudo junto, uma membrana de gordura.

Quando você retira essa membrana de gordura, o vírus se desmonta e vira uma sopa inútil, que não tem como entrar nas células do seu corpo. Ou seja, elimina qualquer possibilidade dele te infectar ou qualquer outra pessoa. Depois, é só jogar água e mandar a doença pelo ralo.

Qualquer sabão serve?

Sim, pode deixar seu sabonete em barra em paz. Ele cumpre tão bem seu trabalho quanto qualquer outro, mesmo os mais baratinhos. E não tem risco de ficarem vírus na barra, já que eles se desmancham, quando em contato com o sabão.

Publicidade

Detergente, sabonete líquido, sabão em pedra… Qualquer um pode ser utilizado, desde que respeitada a regra dos 20 segundos. E claro: utilizando a técnica adequada para deixar toda a sua mão limpinha e longe de contaminação. Lembre como fazer, com esse vídeo do querido médico Drauzio Varella:

Sair da versão mobile