Gosta de roupa justa, colada ao corpo? Veja o mal que ela faz para a sua saúde!

Uma roupa colada ao corpo realça as formas e faz com que as mulheres se sintam mais atraentes. Em geral, as roupas elásticas são sinônimo de conforto, mas isso não quer dizer que sejam saudáveis. Explicamos porquê!

Publicidade

Sabia que a roupa justa é perigosa para a sua saúde?

São muitos os motivos para que prefiramos tirar um par de calças justas do armário. As calças justas estão na moda e favorecem o corpo, realçando suas formas. Também pode acontecer a acumulação de umas gordurinhas ao longo do ano e que a roupa nos fique apertada. Quer por gosto ou por falta de alternativa, a verdade é que a roupa justa é uma opção muito utilizada pelas mulheres. Mas este hábito de usarmos roupas justas não está faz bem para o nosso corpo!

Em teoria, não parece haver mal algum em usarmos roupa mais colada ao corpo, e que essa devia ser uma questão de gosto. Qual o problema de usarmos uns jeans apertados que deixa qualquer pessoa com um visual moderno e bonito?

O grande problema é que esse tipo de tecido e de cortes vão prejudicar a circulação sanguínea. E o mesmo acontece com as roupas elásticas, que impedem que o fluxo sanguíneo atravesse o corpo com a fluidez necessária.

Publicidade

Apresentamos várias justificações de como a roupa justa afeta a nossa saúde.

Os perigos da roupa justa para a saúde

1. Criando possibilidades para a celulite

Esse é um problema que aflige sobretudo as mulheres. Não são as roupas usadas por elas que provocam a celulite, mas como impedem que o sangue passe pelo corpo como deveria, levam a que nódulos de gordura sejam formados nas coxas.

2. Provocando transpiração

Com o suor vem o mau cheiro. Pior mesmo só se você optar por tecidos elásticos como o nylon e a lycra, que são autênticas incubadoras de bactérias.

3. Dificultando a respiração

Se as roupas estiverem pressionando os órgãos do sistema respiratório vão acabar dificultando a respiração. A passagem do ar não vai funcionar na sua totalidade, o que vai originar a que as células oxidem. Isso leva ao envelhecimento precoce! Além do mais, se não estivermos respirando bem o cérebro não vai ser oxigenado. O que vai então acontecer? Ansiedade e mais dificuldade em raciocinar.

Publicidade

4. Irritando a pele

Quando a pele se vê impedida de respirar isso vai resultar em pelos encravados, coceira e irritações na derme.

5. Atrapalhando a digestão

Quando a área da barriga e do estômago se vê apertada não deixa que o abdômen se expanda durante o processo digestivo. Por isso é que ao uso de roupa justa podem estar associados acidez, refluxo e indigestão. Prisão de ventre, inchaço do abdômen e prisão de ventre também podem acontecer.

6. Favorecendo a formação de varizes

Mais uma chatice quase exclusiva das mulheres. Por causa da roupa apertada, a circulação do sangue vê a sua missão dificultada e acaba dilatando as veias.

Publicidade

7. Criando ambiente para o surgimento de fungos na região íntima

Isso acontece porque a roupa tão colada ao corpo leva a um aumento da temperatura corporal e ao surgimento de umidade. Consequentemente, bactérias e fungos podem encontrar um ambiente ideal para se desenvolverem nas áreas genitais. Para além do mau cheiro, podem desenvolver-se problemas de saúde como a candidíase.
No caso dos homens, acontece o mesmo que se atribui à roupa interior apertada. A qualidade e a temperatura do esperma é afetada, podendo levar à infertilidade. Os testículos também podem sair lesados, ficando doloridos com a compressão.

8. Causando dores nas costas

As roupas que comprometem a movimentação sobrecarregam o aparelho muscular e os músculos acabam fazendo muito peso nas vértebras, que vão ficando desgastadas. Podemos então contar com dores na área lombar e cervical.

9. Dificultando o retorno venoso

Usando roupa justa nas pernas você vai acabar comprimindo essas áreas, levando a inchaços nos tornozelos. Nessas circunstâncias o sangue vai notar uma dificuldade acrescida em voltar para o coração. A falta de retorno venoso vai levar a uma sensação de fadiga muito forte.

Publicidade

Assista a seguir o vídeo sobre o assunto:

Compartilhe essa dica!

PODE GOSTAR TAMBÉM