Menu

Roupa que ficou com cheiro ruim depois de lavada: por que acontece e como resolver?

Os cuidados na hora de botar a roupa para lavar e na hora de estender ajudam a prevenir esse problema

Crédito: Freepik

Publicidade

Se você está aqui, provavelmente acabou de passar pela desagradável experiência de sentir que a roupa ficou com cheiro ruim depois de lavar. Sim, isso pode acontecer! Veja agora quais são os principais motivos e o que fazer para evitar e para resolver.

Quantidade errada de produtos

Colocar mais sabão ou amaciante na máquina não vai fazer com que a roupa fique mais limpa, macia ou cheirosa. Pelo contrário! Se você usa produtos em excesso, mais do que recomendado na embalagem para a quantidade de roupa que for lavar, será mais difícil remover esse excesso das peças no enxágue, e isso pode deixar as roupas com mau cheiro. Da mesma forma, se usar produtos de menos, a roupa não será lavada corretamente e poderá ficar com mau cheiro.

No caso do excesso, você pode tentar estender a roupa no sol, onde bate vento, para acelerar a evaporação da água e ver se o cheiro vai embora. Às vezes dá certo, mas nem sempre. Se não funcionar, ou se você botou produto de menos e a roupa continuou meio suja, coloque para lavar tudo de novo, dessa vez, com a quantidade certa de produtos.

Mofo no interior da máquina

Outro motivo para as roupas saíram da máquina com mau cheiro é a presença de mofo dentro do eletrodoméstico. O mofo pode estar dentro do tambor ou dentro da mangueira que joga água para dentro da máquina, devido à umidade.

Publicidade

Dê uma boa olhada em toda sua máquina para ver se encontra focos de mofo, e faça uma limpeza antes de lavar roupa de novo. Se for esse o problema, nem adianta botar para lavar sem limpar primeiro, pois as peças vão continuar com cheiro ruim.

Para evitar que o mofo se forme, sua máquina deve ficar com a porta aberta depois de ser usada para que possa secar bem. Quanto mais ventilado e arejado for o local onde a sua máquina fica, melhor.

Não deixe de ver: como limpar a máquina de lavar roupa por dentro e por fora

Exagerar no tempo de molho

Seja na máquina, no tanque ou no balde, quando você coloca roupas de molho, não pode deixá-las assim por mais de 3 horas. Aliás, é melhor que seja no máximo 1 hora. Mais do que isso, vai deixar as peças com mau cheiro, mesmo que estejam cheias de sabão, amaciante ou outro produto cheiroso.

Publicidade

Se isso aconteceu, você vai precisar enxaguar bem as peças em água corrente e colocar no sol. Se não resolver, vai precisar lavar de novo ou deixar mais alguns minutos em um novo molho, e voltar a estender em local bem arejado.

Esquecer a roupa lavada dentro da máquina

Quando a roupa fica por horas dentro da máquina fechada, depois que já terminou o ciclo de lavagem e centrifugação, existe um grande risco de ficar com mau cheiro. Nesse caso, às vezes funciona colocar a roupa no sol e deixar que o cheiro evapore. Se der certo, o cheirinho de limpo vai voltar. Se não resolver, tem que lavar de novo, sem esquecer de estender assim que a máquina terminar de trabalhar.

Secagem em local fechado e sem sol

A roupa saiu cheirosa da máquina, mas estava com mau cheiro quando você foi recolher? É possível que seja porque você deixou seu varal em um local com pouca ventilação e sem pegar sol. Nem sempre precisa de sol em cima das roupas, mas sempre precisa de ventilação para o vapor das roupas sair e deixar um ar novo entrar, arejando o ambiente.

Publicidade

Como as roupas já vão estar secas, a única solução é lavar de novo. Se o cheiro ruim for bem fraquinho, você pode tentar duas coisas: usar um spray amaciador/perfumador na hora de passar ou fazer um spray e aplicar nas peças, voltando a deixá-las no sol para secar. Veja como é a receita caseira do spray.

Sair da versão mobile