ronco do parceiro
Crédito: Freepik

Ronco do parceiro pode afetar a sua saúde

Estudo mostra que as mulheres sofrem física e mentalmente com o ronco de quem dorme ao lado

Publicidade

Quando finalmente você pega no sono, o ronco do parceiro parece ganhar um amplificador? Saiba que esse sono interrompido, de má qualidade, pode estar prejudicando a sua saúde. E não se está falando somente a longo prazo.

De acordo com o médico Drauzio Varella, o ronco é “um ruído provocado por estreitamento ou obstrução nas vias respiratórias superiores durante o sono. Esse estreitamento dificulta a passagem do ar e provoca a vibração dessas estruturas”. Ele é normal, mas podem acontecer casos mais graves, que prejudicam o paciente e o parceiro.

Ele pode acontecer por causa da posição, quando deitado de costas, pois a língua cai para trás, provocando o ronco. Também pode ser causado por doenças do sono, como a apneia obstrutiva, oferecendo sérios riscos. Por isso é importante procurar ajuda médica em caso de casos crônicos, para verificar se há interrupção na respiração.

Outras causas comuns, segundo o médico, são a “flacidez nos músculos da boca e da garganta, amídalas e adenoides hipertrofiadas, desvio de septo, pólipos no nariz, palato em forma de ogiva, rinite, sinusite e obstruções nasais”. Além disso, ter o “palato mole e úvula aumentados, queixo retraído e o próprio envelhecimento” podem influenciar.

Publicidade

Veja também: como parar de roncar

Ronco do parceiro faz mal para você

Além desses fatores causadores do ronco que podem ser prejudiciais para seu parceiro, ele deve procurar ajuda médica para cuidar também de você! Um estudo mostrou que 44% dos homens tem problemas com ronco, enquanto 28% das mulheres também roncavam. Isso confirmou que elas são as mais prejudicadas nesse ponto, dormindo menos e tendo menor qualidade de vida.

Outro dado interessante é que 1 a cada 3 mulheres acabam acordando no meio do sono, por causa do ronco do parceiro, enquanto somente 1 a cada 5 homens, com suas parceiras. Em geral, elas tendem a perder cerca de 3 horas de sono por dia! É muita coisa, isso sem levar em consideração que as outras horas dormidas não são de tanta qualidade, pois não chega a aprofundar.

Como uma solução mais radical, muitos casais optam por dormir em camas separadas, para poder garantir uma noite mais tranquila para ambos. Aquelas que tentam suportar o ronco durante a noite, acabam tendo consequências durante o dia. O estudo detectou que as mulheres que dormiam mal tinham mais baixa auto estima, depressão e uma alimentação desregulada.

Além disso, a privação do sono pode causar diversos outros problemas. Entre eles estão as crises de ansiedade, sensação de irritação durante o dia, hipertensão e até problemas cardiovasculares. Não se precisa de mais motivos para que o roncador decida ir ao médico e resolver o problema – se não por ele, pela sua companheira.

Publicidade

A primeira coisa a fazer, é buscar ajuda médica. Porém, algumas atitudes em casa podem ajudar com o tratamento especializado. Uma alimentação leve e equilibrada já ajuda, mas é importante tentar dormir de lado. Além disso, pode usar uma prótese intraoral ou outros equipamentos, com orientação médica, resolvendo o problema do ronco.

Veja também: 2 Simpatias para parar de roncar

PODE GOSTAR TAMBÉM