Deixe o seu filho roer unhas e chuchar no dedo! Saiba que assim pode evitar alergias!

Saiba que existem hábitos infantis que os pais proíbem quando, na verdade, não são assim tão ruins. Roer as unhas e chuchar no dedo são dois deles e por norma evitam alergias! Saiba tudo aqui!

Publicidade

A preocupação com a higiene e segurança das crianças é a inquietação constante de pais e educadores. Por isso, é importante incutir neles bons hábitos desde cedo, para evitar contatos agressivos com o ambiente externo ou substâncias perigosas, que possam prejudicar a saúde de seres tão frágeis e delicados como eles.

Na verdade, é bem recorrente os pais ou educadores darem conselhos e instruções sobre como lavar as mãos antes das refeições ou como escovar os dentes, devidamente. A criança, ao habituar-se a estes rituais de higiene e limpeza, estará a aprender a conservar a sua saúde e a manter o organismo afastado de impurezas. Ao reforçar estes aspectos, na infância, além de ensinar o seu filho a estar no mundo, estará a criar um adulto consciente de que deve manter o seu organismo livre de agressões.

É típico ver pais a alertar os seus filhos pequenos para tirarem os dedos da boca, já que querem evitar que os germes e bactérias cheguem ao organismo deles. Já deve ter visto este cenário algumas vezes e, na verdade, esse receio não é assim à toa. No entanto, um estudo canadense, que saiu há pouco tempo, releva que roer as unhas ou chuchar no dedo pode reduzir as chances das crianças apanharem alergias. Bem caricato, não acha?

Roer as unhas é ruim? E chuchar no dedo?

Este estudo foi levado a cabo no Canadá e foi publicado no jornal “Independent”. Ele evidencia que, ao haver higiene, as alergias aparecem, visto que a criança não teve contato com germes em tenra idade.

Publicidade

Os investigadores chegaram à conclusão de que, quase metade das crianças com 13 anos (cerca de 50%), sentia uma reação a agentes causadores de alergias como ácaros, grama, poeira ou animais de estimação. Contudo, no caso de crianças que tinham roído as unhas e chuchado no dedo, a percentagem era de 31%.

Ou seja, a conclusão é que ter os dedos na boca faz com que a criança eleve o seu contato com elementos microbianos, o que influencia a imunidade. Contudo, os pesquisadores não querem incentivar esses hábitos, por muito otimistas que os resultados da pesquisa sejam.

Na verdade, existem teorias que vêm abalar o nosso conhecimento e esta é uma delas. Realmente, é como os pesquisadores avisaram – da próxima vez que vir os seus filhos a levarem a mão à boca, deve adverti-los, mas fica ciente de que esse gesto não acarreta só prejuízos.

PODE GOSTAR TAMBÉM