Um robô de xadrez quebrou o dedo de um menino de sete anos durante um torneio na Rússia. O acidente ocorreu durante o “Aberto de Moscou”, onde um robô foi contratado para jogar contra competidores.
O robô era um braço mecânico industrial, personalizado para mover peças de xadrez em três tabuleiros simultaneamente.
O presidente da Associação de Xadrez de Moscou, Sergey Lazarev, confirmou o acontecimento e disse que o robô contratado havia sido utilizado diversas vezes antes, sem problemas.
Veja também: Robô que desentope artérias chega ao Brasil
Entretanto, ele diz que os operadores foram negligentes com o aparelho durante o evento.
Após a criança fazer a sua jogada, é necessário esperar que o robô faça a dele. Só que a criança se adiantou e o robô agarrou o dedo do menino. Confira abaixo o vídeo:
Esse tipo de acidente é comum quando os engenheiros não conseguem utilizar efetivamente os protocolos de segurança, o que é mais comum de acontecer em ambientes industriais.
Os robôs construídos para esse tipo finalidade, se movem de forma repetitiva e raramente possuem sensores que identificam haver um humano em sua frente, o que significa que se você entrar na sua rota programada, poderá se machucar.
No caso do robô de xadrez, ele aparenta ter sido programado para apenas identificar movimentos das peças de xadrez e não conseguiu distinguir o objeto de uma mão humana.
Apesar de o vídeo ser perturbador, o garoto se recuperou rapidamente do acidente e voltou no dia seguinte com o dedo engessado para finalizar suas partidas.
Segundo Lazarev, os operadores pensarão em formas de melhorar os protocolos de segurança para que o episódio não se repita no futuro.
Fontes: Tudo Celular/The Guardian