Foto: Bombeiros do CE

Robô bombeiro faz estreia no Ceará e ajuda a combater incêndio

Que solução incrível para otimizar o trabalho dos bombeiros, sobretudo quando o incêndio é difícil e começa a se alastrar.

Publicidade

A novidade do robô bombeiro que ajuda a apagar incêndios foi divulgada pelo Corpo de Bombeiros do Ceará. O robô atua tornando as operações mais seguras e rápidas.

O Brasil é o primeiro país da América Latina a testar robô bombeiro, que se chama Aircore, feito para apagar incêndios com mais rapidez e segurança.

Ele foi testado em Fortaleza, no Ceará, e foi muito comemorado por profissionais da área. A corporação comprovou a eficiência e eficácia do robô bombeiro em uma chamada que exigiu reforços.

Veja também: Vizinho salva vida de família presa em incêndio: assista!

Publicidade

Robô bombeiro em ação

Robô bombeiro
Foto: Bombeiros do CE

No final da tarde de sexta-feira, 29 de outubro de 2022, por volta das 17 horas, a 4ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Eles foram acionados para atender uma ocorrência de incêndio em vegetação em uma área verde nas proximidades da Avenida J e o Parque Montenegro.

De acordo com o 1º tenente Fagner, “foi estabelecido um ataque direto com a utilização de 7 (sete) mangueiras de 1 1/2”, além de bomba costal e abafadores”, relatou o comandante do socorro.

Por conta das condições climáticas, vento forte, cerca de 25,9 km/h, e da geografia do terreno, que por falta de acesso impossibilitava um combate mais efetivo por parte da viatura, o incêndio, apesar do combate, estava se alastrando.

Publicidade

Contudo, a guarnição solicitou apoio e foi destacado para o local o superior e coordenador de operações, além do suporte do Robô AirCore e do Auto Tanque 14 (AT 14) e da viatura Auto Bomba Tanque 53 (ABT 53) que somaram esforços.

Veja também: Menino de 11 anos salva duas crianças de incêndio em casa

AirCore – o robô bombeiro

Foto: Bombeiros do CE

O robô, do modelo AirCore, conta com holofotes de alta capacidade e câmeras de filmagem regular e térmica.

Publicidade

Ele é movido por esteiras, podendo ser usado em terrenos irregulares e acidentados, e até mesmo sobre trilhos.

O robô ajuda a combater incêndios urbanos e florestais com mais assertividade, e a proteger a vida dos bombeiros envolvidos nas ações.

Veja também: Homem salva de incêndio cachorro preso em casa

Publicidade

Operação otimizada

Na ocorrência, o robô ajudou a reduzir o fogo com jatos de água potentes. Com o apoio de câmeras, ele também acompanha a temperatura do ambiente e orienta sobre os pontos em que os bombeiros devem ter mais atenção.

Com a turbina do AirCore, foi possível, ainda, resfriar o ambiente mais rápido e reduzir o consumo de água.

Após o controle do fogo, foi feita uma análise da extensão do terreno para garantir a impossibilidade de uma nova ocorrência de incêndio na região.

Publicidade

Fontes: Só Notícia Boa/Bombeiros do Ceará

PODE GOSTAR TAMBÉM