Qual dona de casa recusaria uma ajudinha no serviço do dia a dia? E quem mal pisa em casa durante o dia, não seria maravilhoso ter um robô aspirador de pó que fica limpando na sua ausência? O aparelho desejado há anos já foi criado, testado e aprovado: o robô aspirador vale a pena?
Características importantes na hora de escolher
Existem robôs aspiradores mais baratos e bem caros, de acordo com suas tecnologias e funcionalidades. Veja o que você deve considerar na hora da compra para garantir a melhor escolha.
Robô aspirador não faz faxina pesada
Se você estava pensando em investir num robô aspirador para nunca mais ter que faxinar a casa, desculpe quebrar o encanto! O robô ajuda na faxina do dia a dia, limpando as sujeiras superficiais de pisos.
Existem modelos de robô que até passa pano no chão. Mesmo assim, ele se restringe ao piso e aos tapetes baixos de fios curtos.
Atenção à altura do robô!
A maioria dos robôs têm uma altura capaz de passar por baixo da maioria dos móveis. Mesmo assim, lembre-se de ver quais são as medidas do robô e se você precisa de algo mais específico por conta de alguns dos seus móveis terem pés bem baixos.
Além disso, os robôs ficam bem rentes ao chão para uma limpeza mais eficaz de pisos. Por isso, eles podem não conseguir subir em tapetes muito espessos. Lembre-se disso antes de comprar.
Potência é bem importante
Mesmo que o robô aspirador só seja útil para a limpeza básica, é bom escolher um modelo que aproveite ao máximo essa função. Um robô com alta potência de sucção vai remover sujeiras mais pesadas, como pedrinhas e areia.
Tamanho do compartimento de lixo
Dependendo do tamanho da sua casa e da autonomia do robô, pode precisar de um compartimento de lixo maior. De qualquer maneira, esse compartimento deve ser limpo toda vez que o robô terminar a limpeza.
Decibéis
Na hora da compra, lembre-se de olhar, na caixa do produto mesmo, os decibéis que ele alcança quando está ligado. Ou seja, quão alto é o ruído que o motor dele emite. Pode não parecer importante, mas com o robô ligado muito tempo e um ruído alto, todos em casa vão ficar irritados – principalmente os animais de estimação.
Tempo de duração da bateria
Quanto mais tempo durar a autonomia da bateria do robô, melhor. Mas, se você mora em um lugar muito pequeno, uma bateria com menos capacidade pode ser o suficiente.
Já se você precisa que o robô limpe grandes áreas de uma só vez, é melhor investir em uma bateria com mais autonomia.
Essa informação também está na caixa do produto, dizendo quantos metros quadrados o robô é capazes de aspirar com uma carga só.
Obstáculos para o robô em casa
O robô aspirador de pó é feito para evitar ficar preso em obstáculos. Os aparelhos possuem sistemas que evitam deixar as rodinhas presas e o disco trancado.
As tecnologias podem usar sensores que conseguem rastrear o que está em sua volta ou até mesmo câmeras embutidas.
Mesmo assim, alguns robôs com sensores mais fracos podem passar por cima de fios, por exemplo, e ficarem presos. Para evitar que isso aconteça, procure tirar do chão o que pode ser retirado.
Veja também: Limpeza de eletrodoméstico: dicas para 7 aparelhos