Um estudo realizado pela Universidade de Bergen, da Noruega, está dando o que falar. De acordo com os pesquisadores, limpar a casa pode ser um risco para o sistema respiratório das mulheres. A pesquisa aponta que o contato com as toxinas e químicos dos produtos de limpeza é terrível. Segundo os estudiosos, limpar a casa equivaleria a fumar vinte cigarros por dia.
Os especialistas analisaram seis mil e duzentas pessoas em dois momentos. Aos 34 anos e depois aos 54. Os resultados mostraram algo preocupante. Mulheres que limpam a casa pelo menos uma vez por semana tem uma queda acelerada na capacidade pulmonar. Essa queda não foi encontrada em homens, no entanto.
O que significa essa descoberta
Essa pesquisa é importantíssima. Ela revela que a alta exposição aos químicos dos produtos de limpeza altera o organismo das mulheres. Essa alteração começa com irritação das mucosas que revestem as vias respiratórias. O constante uso desses produtos, no entanto, faz com que as alterações sejam permanentes.
Os homens não são afetados porque suas vias aéreas são mais resistentes a esses químicos. Entre eles se inclui o cigarro. A pesquisa aponta que é preciso pensar em alternativas para a limpeza da casa. A criação de produtos menos agressivos ao organismo é a melhor solução.
A dica é pesquisar quais são os produtos de limpeza menos agressivos do mercado. Cuide da sua saúde e procure um médico caso note alterações em seu organismo.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.