Assim como para fazer o tipo de bordado ponto cruz você pode usar gráficos que marcam onde fazer cada ponto no desenho, para outros tipos de bordado usam-se os riscos. Os riscos para bordar nada mais são do que os desenhos que você pode fazer em papel comum ou pegar prontos na internet e que depois vai passar para o tecido para bordar em cima.
Então, é justamente essa a ideia desse artigo. Mostrar exemplos de modelos para bordar vagonite, pedraria, bordado livre, ponto russo e bordado em 3D. Inspire-se com essas ideias.
Inspiração: 23 riscos para bordar
Ao ver os modelos, não estranhe. São como desenhos comuns, desses que se dá para as crianças pintarem. O segredo do processo está em transferi-lo para o tecido. Então, primeiro veja os modelos e, ao final do artigo, confira o vídeo do passo a passo para transferir para o tecido.
Veja também os tipos de bordado à mão
1. Bordado livre
O bordado livre é um método mais ousado, em que você escolhe o tipo e o tamanho do ponto. Então escolha um desenho de acordo com o grau de dificuldade que já consegue executar.
2. Bordado de pedraria
Esses riscos mostram certinho a sugestão para o tamanho das pedrarias a serem utilizadas e você pode aplicar em vestidos, calças, camisas, jaquetas e outras peças.
3. Vagonite com linha
Para o bordado vagonite com linha, quase não necessita transferir para o tecido, mas vai depender do grau de dificuldade. Vale a pena riscar para não errar a linha, caso não tenha muita prática.
4. Bordado vagonite com fita
Da mesma forma que para o vagonite com linha, a versão com fita tem lindos desenhos em risco, mas servem mais para orientar por onde a fita deve passar. Use como sugestões de desenhos.
5. Ponto Russo
O ponto russo tem um efeito especial para bordar peças de bebês e crianças, por ser bem fofinho. Veja esses lindos modelos para o ponto russo.
6. Bordado em relevo (3D)
O bordado em relevo pode ser feito em diversos tipos de peças e os riscos para bordar sempre facilitam o processo.
Para finalizar, veja o passo a passo de uma das técnicas mais usadas para transferir o risco para o tecido e bordar: